Conteúdo Dirigido

União de economia e sustentabilidade atrai empresas para o Mercado Livre de Energia

COMPARTILHE
i
70

Uma mudança na forma de se consumir eletricidade vem ganhando espaço entre empresas brasileiras – algumas inclusive da região de Cachoeiro de Itapemirim – por unir economia e melhores práticas ambientais. Trata-se da migração para o Mercado Livre de Energia.

Esse modelo, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), permite que seus participantes negociem as condições comerciais da energia que consomem, como fornecedor, tempo de contrato e valor que estão dispostos a pagar. Desta forma, é possível optar por utilizar somente energia vinda de fontes renováveis.

Essas especificidades posicionam o Mercado Livre de Energia como um grande responsável pelo incentivo de uma eletricidade mais ecológica. Segundo o último boletim da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), de março deste ano, 64% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas se destina a atender o ACL.

O modelo livre se contrapõe ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Neste regime, a energia é necessariamente comprada de concessionárias de distribuição, sem que seus participantes – todas as pessoas físicas do Brasil e a maioria das pessoas jurídicas também – possam negociar nada.

Continua depois da publicidade

Atualmente, é necessário ter 500 kW de demanda contratada para acessar o Mercado Livre de Energia de forma independente, sem precisar realizar agregação de cargas (quando empresas diferentes unem seus consumos ou juntam os de várias filiais). Além disso, quem usa até 1500 kW só pode comprar de quem gera energia de fontes alternativas, como eólica, biomassa e solar.

Todos esses benefícios ambientais estão também alinhados a uma economia significativa. Ainda de acordo com a Abraceel, de 2015 e 2021 o IPCA (índice oficial de inflação) teve variação média de 6,7% ao ano, enquanto a tarifa da energia elétrica residencial registrou aumento médio anual de 16,3% – ou seja, 137% acima da inflação. No mesmo período, os preços praticados no ACL subiram 36%, ficando 25% abaixo da inflação.

Quais as vantagens de ter uma empresa ecológica

Adequar seu negócio às melhores práticas sustentáveis traz diversos benefícios de imagem (junto a consumidores, parceiros e investidores) que podem se tornar até benefícios financeiros de fato.

“Isso traz uma boa imagem para empresa perante os consumidores, sabendo que ela está buscando se adequar em todos os setores produtivos”, celebra Renan Machado, dono da Nova Aurora. Sua companhia de rochas ornamentais vai economizar mais de R$ 440 mil em 5 anos com a migração para o Mercado Livre de Energia, além de evitar a emissão de 214 toneladas de CO₂ no mesmo período.

Há, inclusive, certificações nacionais e internacionais para reconhecer as ações socioambientais de uma empresa. É o caso do B Corp, selo idealizado pela organização norte-americana sem fins lucrativos B Lab. O reconhecimento já foi dado a mais de 233 companhias no Brasil e mais de 4.000 ao redor do mundo.

Como migrar para o Mercado Livre de Energia

As companhias precisam de uma gestora para intermediar sua transição para o Mercado Livre de Energia. Entre as empresas que prestam este tipo de serviço, há aquelas que trabalham somente com eletricidade vinda de fontes renováveis. É o caso da Clarke, startup de São Paulo que atualmente conta com 5 clientes no sul do Espírito Santo – entre elas, a Nova Aurora.

Como gestora, a Clarke promete eliminar toda a burocracia de seus clientes no processo de migração. Ela escolhe o modelo de compra de energia mais eficiente, encabeça todos os processos legais junto aos órgãos reguladores e compila os dados e relatórios de economia para que o cliente veja todos os benefícios de forma clara e simplificada.

O resultado se dá em uma economia de até 30% na conta de luz, além de menos emissões de CO₂, sem que seja necessário fazer nenhum investimento.

O público alvo da Clarke são negócios que têm contas de luz de grupo A (alta tensão) com valor médio mensal a partir de R$ 10 mil. Interessados em contratar os serviços da empresa podem fazer uma simulação gratuita da economia clicando aqui.

Serviço

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.