
No próximo dia 18, Bom Jesus do Itabapoana recebe os vestibulandos que disputam as vagas no curso de medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC). No vestibular de 2018 a instituição teve uma média de 200 inscritos para 10 vagas anuais.
Neste terceiro ano, a instituição mantém a expectativa de que o número de inscritos ultrapasse a média dos anos anteriores. A prova que será realizada, das 13h à 18h, na FAMESC apresenta algumas novidades para esse ano, como adequações no número de questões, redação e tempo de prova. Essas medidas visam selecionar ingressos com competências compatíveis com curso e o profissional médico.
O candidato somente poderá realizar a prova no local indicado no cartão de confirmação de inscrição e deverá comparecer uma hora antes do seu início, munido do documento de identidade utilizado na inscrição e de caneta esferográfica, de corpo transparente, preta ou azul. As notas serão divulgadas no dia 21, no site da empresa ECONRIO.
O curso de medicina é o mais concorrido na maioria das universidades, e a profissão é uma das mais bem pagas. O médico é um profissional extremamente valorizado e imprescindível na promoção e cuidados da saúde e do bem-estar da sociedade.
Para o profissional existem diversos ramos de especialização e pode atuar tanto em hospitais e clínicas, quanto em postos de saúde e em empresas. Dentre as áreas que o médico pode seguir, estão: infectologia, oncologia, anestesiologia, ginecologia e obstetra, entre outras.
Diante da diversidade, é importante que o estudante, ao longo do curso, comece a perceber quais partes mais o interessam, para que faça uma boa escolha no momento da especialização. O aluno do FAMESC receberá uma formação sólida, estando preparado para empenhar as mais adequadas e necessárias intervenções.
Duração e metodologia
O curso de graduação tem duração média de seis anos, desconsiderando o período posterior de especialização. A grade curricular é integral e durante o curso os alunos passam por experiências como plantões médicos, matérias práticas e treinamento para o atendimento.
Além disso, também aprendem muitos conceitos teóricos, essenciais para serem aplicados na prática e para fazerem com que o aluno entenda o que está acontecendo com um paciente, por exemplo. As pesquisas são algo frequente na graduação, com o objetivo de ampliar as noções teóricas do estudante, além de incentivar o uso e conhecimento da linguagem e temas acadêmicos.