Sicoob Credirochas comemora onze anos do Projeto Prevenir

Iniciativa oferece exames de mamografia e consulta para mulheres carentes com médico especialista

COMPARTILHE
Foto: Wallace Hull
210

Há onze anos, o Sicoob Credirochas vem desempenhando de forma efetiva seu papel social no estado e desenvolvendo todo mês de outubro, uma campanha em alusão ao Outubro Rosa. Voltado para o público feminino, o Projeto Prevenir tem o intuito de alertar sobre o câncer de mama, o mais incidente em mulheres no mundo todo.

Para se ter uma ideia da importância desse projeto, só em 2021, 8.600 mulheres foram beneficiadas em todo o Espírito Santo. O que ajuda e muito, a desafogar as filas de espera do SUS.

Aqui em Cachoeiro de Itapemirim, o Prevenir é realizado em parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Neste ano, aproximadamente 150 mulheres de Cachoeiro, Atílio Vivácqua e Muqui foram contempladas com mamografias e consultas com médico oncologista.

Para Tales Machado, presidente Sicoob Credirochas, o projeto tem uma grande significância para o município e é muito satisfatório ver esse trabalho sendo realizado. “Temos a certeza que através desse projeto conseguimos levar felicidade para essas mulheres. Temos a possibilidade de contribuir com a comunidade através da prevenção, do tratamento, salvando essas pessoas de um mal maior no futuro”.

Continua depois da publicidade

Sobre a parceria com o hospital, Tales demonstrou sua satisfação por essa colaboração com a Santa Casa. “Desde o início procuramos a Santa Casa de Cachoeiro para essa parceria. O hospital tem uma acessibilidade muito grande a população e, acredito que essa união entre Sicoob Credirochas e Santa Casa, fez o Prevenir se tornar o sucesso que é hoje”.

O resultado positivo também foi lembrado pelo presidente do hospital, Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa. Para ele, a Santa Casa não poderia ficar de fora desse trabalho que visa atender as pessoas mais carentes.

“Essa parceria é importante pois como empresa, o Sicoob Credirochas está atendendo a sua responsabilidade social, o que serve de exemplo para outras empresas e instituições, que possam fazer esse tipo serviço para ajudar as pessoas mais necessitadas. O cuidado com os mais vulneráveis é uma responsabilidade de todos. Nós como sociedade devemos nos envolver e procurar dar respostas para minimizar problemas como esse”, disse o Bispo Dom Luiz.

Para o médico oncologista, Dr. Raphael Luzorio, que realizou as consultas com todas as participantes, o Prevenir ajuda a reduzir filas longas geradas pelo SUS. “Temos observado com o passar dos anos, a diferença que fazemos na vida dessas mulheres com a oportunidade de oferecer exames de mamografia. Muitas esperam por meses para conseguir o procedimento pelo Sistema Público de Saúde”.

E concluiu: “Ao longo de todos esse tempo, temos feito alguns diagnósticos da doença em fase inicial e, poder encaminhar essas mulheres para os centros de referências e no ano seguinte ter o retorno delas para o acompanhamento com a gente é muito gratificante. Isso só mostra, cada vez mais, a importância desse trabalho. É uma honra muito grande participar de um projeto como esse”.

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.