Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal

COMPARTILHE
100

Dos dias 5 a 9 de novembro, aconteceu a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal em todo país. Uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa estimular junto aos gestores de saúde e à população, ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema.

Comum entre homens acima de 50 anos com histórico de uso excessivo de álcool e cigarro, o câncer de boca é uma doença que mata cerca de 3 mil pessoas por ano no Brasil. Mas, quando diagnosticado cedo, ele é altamente curável.

Continua depois da publicidade

A cooperativa de planos odontológicos UNIODONTO lançou uma campanha informativa sobre o tema buscando diminuir as estatísticas de pacientes afetados pela doença. “70% dos casos de câncer de boca são diagnosticados em homens acima dos 50 anos. E mais de 50% dos casos só são descobertos em estágios avançados da doença. É por isso que levar conhecimento sobre o assunto é tão importante para nós” disse Dr. Adriano Bastos Barbosa, Presidente da Uniodonto Sul Capixaba.

Grupo de risco

O câncer de boca é uma doença muito comum entre homens acima de 50 anos com histórico de uso excessivo de álcool e cigarro.

Fique atento aos sinais

  • Feridas que lembram aftas e que não cicatrizam;
  • Manchas brancas ou vermelhas na região interna da boca;
  • Nódulos na região do pescoço.

A prevenção começa com a mudança de hábitos

  • Não fume;
  • Evite o consumo excessivo de álcool;
  • Mantenha em dia sua higiene bucal;
  • Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
Claudia Azeredo – Cirurgiã Dentista do Rio de Janeiro.

“Sempre que acharmos algo diferente na nossa boca como uma lesão ou placa branca, uma mancha muito vermelha ou irritada e até mesmo uma afta que demora mais de 15 dias para cicatrizar, deve-se procurar um cirurgião dentista para fazer um correto diagnóstico e tratamento”. Claudia Azeredo – Cirurgiã Dentista do Rio de Janeiro.

 

Dr. Paulo Brunoro – Oncologista de Cachoeiro de Itapemirim.

“ O câncer da cavidade bucal e da orofaringe é uma doença evitável quando feito um trabalho de conscientização e de prevenção, mas que causa muito sofrimento e morte anualmente. A prevenção é o melhor tratamento”. Dr. Paulo Brunoro – Oncologista de Cachoeiro de Itapemirim

 

Dra. Adriana Sesti Paz – Cirurgiã dentista – Porto Alegre.

“ O diagnóstico precoce do câncer de boca é bem importante. O quanto antes notar uma lesão na sua boca onde não consegue diferenciar do normal e que não cicatriza, procure um cirurgião dentista e faça seu diagnóstico o mais precoce possível”. – Dra. Adriana Sesti Paz – Cirurgiã dentista – Porto Alegre

 

Publicidade