Seiscentos quilos de sabor, história e tradição. Assim, podemos classificar a famosa ‘Torta Gigante’, principal atração da 32ª Festa do Morango, que acontece em dois finais de semana em Pedra Azul, Domingos Martins.
Neste sábado, dia 27, e domingo, 28, as atividades serão gratuitas e contarão com corrida e um passeio ciclístico. Já entre os dias 2 e 4 de agosto, será realizada a programação principal, com apresentações culturais, farta culinária, o corte das tortas gigantes de morango e shows regionais e nacionais.
Há 25 anos à frente da cozinha da Festa do Morango, a chefe Lair Cebim, conta os segredos da iguaria que atrai milhares de pessoas todos anos. Para dar conta do público, duas tortas são produzidas. A maior, com mais de 400 quilos, e a menor, com 200. Cerca de mil tortas menores também são feitas durante os dias do evento, que, ao todo, deve servir mais de 20 mil fatias.
“O segredo principal da torta é o amor e carinho que dedicamos todos os anos. Mas nossa maior preocupação, sem dúvida, é a escolha dos produtos e a qualidade. Tudo é preparado manualmente. A massa, nós fazemos, e o produtor tem um jeito certo para colher os morangos. A colheita é feita com muito cuidado para não machucar os frutos e evitar que azedem. Há todo um cuidado especial”, contou.
Mais de 600 voluntários, dentro e fora da cozinha, trabalham todos os anos para que a tradição da Festa do Morango continue. Os novos voluntários passam por orientações antes de prestar os serviços, principalmente, os que ficam na cozinha, já que precisam seguir a tradicional receita da torta, sem qualquer alteração.
Outro segredo, segundo a chefe de cozinha, é o creme de leite Selita. “A torta dá certo com outras marcas, mas o creme de leite da Selita deixa o sabor mais suave, e muito mais saborosa”, garantiu.
Além de governar a cozinha, Lair é, também, presidente da Associação da Festa do Morango. “É muita correria, muita dedicação, nós só respiramos quando a festa acaba. Mas no final, é uma sensação de gratidão enorme. Dá muito orgulho saber que, quem provou a torta, jamais vai esquecer. Além de apresentar para os visitantes um pouco da nossa história e nossa tradição”, finalizou.