Conteúdo Dirigido

Colégio CIAC: tradição e excelência no ensino há 70 anos em Cachoeiro de Itapemirim

COMPARTILHE
1592

Uma das instituições mais tradicionais de Cachoeiro de Itapemirim, o Centro Integrado de Atividades Culturais “Raymundo Andrade” (CIAC) é referência em Educação, no Sul do Estado. São 70 anos de uma instituição precursora na região no que se refere à atividade educacional. O CIAC começou voltado para a Educação Infantil e, hoje, oferece também o Ensino Fundamental e Médio.

O colégio tem como marcas constantes o pioneirismo e o espírito inovador, em sintonia com a excelência de seu ensino. Conceitos estes herdados de seus fundadores, o casal Raymundo Araújo de Andrade e Maria das Victórias que, em meados do século XX, vislumbraram a criação de uma escola que se preocupa com a verdadeira formação do cidadão, que é capaz de compreender o mundo e, portanto, de compreender a si mesmo.

Sr. Raymundo Araújo de Andrade e sua esposa, Srª. Maria das Victórias.

Em 1985, diante do crescimento e de sua credibilidade como instituição, cuja meta é a excelência de ensino, igualdade de oportunidades e responsabilidade social, foi implantado o Ensino Fundamental.

“Acreditando sempre no ser humano e em toda sua criatividade e capacidade, queremos formar cidadãos aptos a conviver local e mundialmente. Para isso, é fundamental que ele desenvolva muitos saberes – o aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser, enfim, que aprenda a aprender. E que nunca se distancie da essência de ser humano, que através da arte de pensar é capaz de ser líder de si mesmo, e se relacionar de forma ética e com afetividade”, conta Mônica R. Cardoso G. Zampirolli, diretora pedagógica da instituição.

A tradicional fachada da escola antigamente.
Continua depois da publicidade

O CIAC Raymundo Andrade visa garantir aprendizagens significativas, por meio de excelência nas atividades de ensino – material didático de qualidade, professores e profissionais competentes e infraestrutura adequada. Seu principal diferencial é ser uma escola inovadora, com práticas pedagógicas atualizadas, focada na excelência de ensino e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, o que resulta em jovens engajados com a vida.

Ao longo de sua história, cerca de 50 mil alunos passaram pelo colégio e seguiram seus estudos em diversas universidades federais como UFV, UFF, UFES, UERJ, IFES-ES, IFES-RJ, UENF, UFMT, UEMG e instituições particulares. Há egressos que seguem cursando pós graduação com especialização e mestrado, em diversos cursos das áreas de Engenharia, Odontologia, Medicina, Arquitetura, Direito, Administração, Relações Internacionais, dentre outros.

“O principal resultado de todos esses anos é contribuir de forma significativa e considerável na formação do ser humano. Os nossos estudantes, que por aqui passaram, sempre que nos visitam fazem questão de dizer o quanto o CIAC contribuiu para a vida deles, para a formação do ser humano e de cidadão; uma questão de valores fundamentais à vida”, salienta Mônica Zampirolli.

A instituição construiu uma história sólida e que no decorrer do tempo foi se adaptando as demandas da cidade de Cachoeiro. Com uma forte tradição em educação, o CIAC procura sempre estar alinhado com a atualidade, mantendo o compromisso da formação do ser humano.

“Gerar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades e competências e fomentar a criatividade e o protagonismo do estudante norteiam o trabalho da escola, que com mais de meio século de existência, organiza sua proposta de acordo com os novos paradigmas educacionais do século XXI”, completa a diretora pedagógica.