CIAC: muito mais do que ensino educacional. Um ensino para vida!

São 70 anos de história e uma escola que prepara seu filho para o futuro

COMPARTILHE
O CIAC hoje cuida de todas as fases principais: desde a educação infantil até o ensino médio. Fotos: STUDIO MATRI
1117

“Minha prima falava bastante da escola, até que um dia a vi ensaiando para uma apresentação, fiquei encantada, e pedi a minha mãe para mudar de escolar e ir para lá”, este depoimento é da Nicolly Chamon, aluna do sétimo ano. Já se passaram dois anos, desde que a Nicolly foi para o CIAC Raymundo Andrade, e não quis mais voltar para a antiga escola.

Atualmente, o CIAC busca oferecer aos alunos um ensino que se baseia não somente no aprendizado da grade curricular habitual, mas também oferece oportunidades para que desenvolva todas as habilidades possíveis. E essa excelência em ensino foi criada ao longo dos 70 anos de história da instituição.

“Acreditando sempre no ser humano e em toda sua criatividade e capacidade, queremos formar cidadãos aptos a conviver local e mundialmente. Para isso, é fundamental que ele desenvolva muitos saberes – o aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser, enfim, que aprenda a aprender. E que nunca se distancie da essência de ser humano, que através da arte de pensar é capaz de ser líder de si mesmo, e se relacionar de forma ética e com afetividade”, explica  Mônica Zampirolli, diretora pedagógica da instituição.

Continua depois da publicidade

O CIAC hoje cuida de todas as fases principais: desde a educação infantil até o ensino médio. A unidade possui infraestrutura pensada na necessidade de cada aluno. Salas amplas, laboratórios, espaços de recreação, piscina, biblioteca, tudo para o desenvolvimento educacional adequado de uma pessoa. Além de grandes diferenciais pedagógicos, o CIAC oferece atividades esportivas e culturais.

“O principal resultado de todos esses anos é contribuir de forma significativa e considerável na formação do ser humano. Os nossos estudantes, que por aqui passaram, sempre que nos visitam fazem questão de dizer o quanto o CIAC contribuiu para a vida deles, para a formação do ser humano e de cidadão; uma questão de valores fundamentais à vida”, salienta Mônica Zampirolli.

Escola e Família 

Para a mãe da Nicolly, a comerciante  Simone Louzada Chamon, foi uma surpresa quando a filha pediu para mudar de escola. “Hoje eu sei que a minha filha fez uma boa escolha. O CIAC é uma escola muito família; Conseguimos conversar facilmente com professores e a direção. Sempre que se tem algo a resolver, tudo é feito de forma que fique bom para todo mundo” afirmou a comerciante.

E é fácil entender porque a Simone percebeu logo de cara essa sensação de estar em casa, faz parte dos princípios da unidade criar esse sentimento, por meio do respeito, da ética, competência, espírito de equipe e muito mais.

“Gerar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades e competências e fomentar a criatividade e o protagonismo do estudante norteiam o trabalho da escola, que com mais de meio século de existência, organiza sua proposta de acordo com os novos paradigmas educacionais do século 21”, completa a diretora pedagógica.

Escolha certa

O empresário Paulo de Sá, é de Rio Novo do Sul, antes de matricular o filho no ensino médio, fez uma pesquisa entre amigos e também in loco, em algumas escolas de Cachoeiro, e no fim, a escolha foi pelo Ciac. “Observei tudo, grade escolar, estrutura, carga horária e o que me agradou foi o Ciac, e foi a melhor escolha que fiz, meu filho agora está se formando e vai sair da unidade com um bom padrão de ensino e uma personalidade bem moldada” revela o empresário.

E outro ponto, que destacou como crucial durante os anos que o filho Pedro estudou na unidade, foi a flexibilidade de negociação de horários, uma vez que o jovem é competidor de kart, e por muitas vezes precisou se ausentar das aulas para competições esportivas. “A escola incentivou demais, facilitou o esporte na vida do Pedro, sempre que tinha competição conseguia repor as aulas. Uma verdadeira família!”, disse emocionado.

De mãe para filhos 

A Vanessa Garcia, entrou no CIAC aos quatro anos de idade, foi a primeira escola que estudou. E por lá passou a infância e parte da adolescência, só saiu da escola, porque na época não tinha o ensino médio. E traz boas recordações desse tempo. “Fui para o CIAC porque era um desejo da minha mãe, quando entrei ainda se chamava Pequeno Príncipe e o uniforme era uma saia xadrez de pregas”, relembra!

Além do ensino e das apresentações do CIAC Folk, que são mantidas até hoje, a Vanessa criou laços com a escola que serão para sempre, principalmente os de amizades. “A minha turma era pequena, tinha uns 20 alunos, e sempre fomos unidos. Perdi o contato de algumas no ensino médio, mas tem uma amiga minha que estudamos juntas desde que comecei. Hoje ela mora no Rio de Janeiro, mas foi minha madrinha de casamento e mantemos contato até hoje”, completou.

E hoje em dia, sãos os filhos dela que estudam no CIAC, o mais velho, Pedro, de 4 anos, entrou ainda bebê, com quatro meses, e a filha mais nova de sete meses, começa em fevereiro do ano que vem. “Meus filhos no CIAC me dão segurança, pois sei que serão tão bem cuidados como eu fui, isso me deixa tranquila”, finaliza.

Para a diretora pedagógica da unidade, é fundamental a escola estar integrada com o mundo. “A proposta pedagógica do CIAC sempre esteve em sintonia com o mundo atual. A escola está inserida no mundo, não é algo a parte do mundo. Então, o que acreditamos é que precisamos, enquanto instituição, entender o mundo, o que ele exige das pessoas, e promover uma postura de um estudante verdadeiramente pro ativo e que sinta a vida transbordar”, finaliza Mônica.

MATRÍCULAS ABERTAS

As matrículas para 2020 já estão abertas, agende uma visita e conheça os diferenciais do CIAC pelo 28 2101 4899 ou agende uma visita >> clicando aqui <<.

Seu filho preparado para o futuro

  • Projeto Conexões
  • Projeto de Educação Tecnológica (da Educação Infantil ao Fundamental)
  • Estudo do Meio (da Educação Infantil ao Ensino Médio)

Escolinhas esportivas e culturais

  • Teatro
  • Natação
  •  Ballet
  •  Futsal
  • Judô