Presentes nos dois lados do balcão, as mulheres estão cada vez mais participantes no universo cervejeiro. Na cervejaria Dus Grillo, situada na localidade de Alto Ouro, distrito de Castelinho, em Vargem Alta, essa é uma realidade.
O contador José Luiz Grillo afirma o aumento da participação das mulheres e cita que o consumo de cerveja artesanal está aumentando dia a dia entre elas, mesmo que de forma tímida, esse número já se tornou perceptível. “Neste final de semana recebemos uma turma de 15 mulheres, que saíram da Grande Vitória, para tomar cerveja e conhecer a nossa cervejaria e os estilos que oferecemos”, destaca.
A cervejaria conta com duas funcionárias que começaram como atendentes no final de semana e hoje atuam na produção das artesanais. A cervejeira Joiciane Pasinato da Silva está há um ano e dois meses no ramo e se mostra muito realizada em poder conhecer mais sobre o processo de produção das cervejas.



“É gratificante saber que nós mulheres estamos conquistando e quebrando o tabu que este mundo cervejeiro é para homens. Eu me sinto privilegiada em poder trabalhar com cerveja artesanal e mais ainda por saber que está crescendo o número de mulheres que estão se especializando nesta área”, relata Joiciane.
A cervejeira Glauciene da Silva Oliveira tem uma história parecida com a de Joiciane. Ela também começou trabalhando na cervejaria aos finais de semana, mas atuava na cozinha, preparando porções e outras iguarias para o público. Logo recebeu a proposta de José Luiz para se juntar a sua prima, Joiciane, de forma integral na produção das cervejas. Oportunidade que aproveitou e hoje está há um ano envolvida no ramo cervejeiro.
“Penso em me aperfeiçoar cada vez mais! É bom ver as mulheres conquistando espaço e respeito em meio a um trabalho que é mais conhecido por ter homens como protagonistas”, destaca Glauciene.
Nove estilos e mais três a caminho
A cervejaria Dus Grillos funciona aos sábados, domingos e feriados. Já têm no cardápio as cervejas Pilsen, IPA, Witbier com pimenta, Stout com amora, Irish Red Ale, Belgian Dubbel, Rauchbier, Chopp de vinho e Kolsch. Três novas estão em fase de teste e estarão à disposição dos clientes até o final do ano.
“O público de cerveja artesanal gosta de experimentar vários sabores. Além do crescimento de apreciadores de cerveja artesanal, percebemos que as pessoas estão buscando conhecimento sobre ela, como quais ingredientes, como é feita, como deve ser tomada, etc”, conta Grillo.
A cervejaria Dus Grillo produz cervejas há um ano e sete meses. Anteriormente trabalhava com produção de suco de uva e compotas de frutas que eram colhidas na própria propriedade. A cerveja artesanal veio para ampliar e agregar a produção. “Já consumia a cerveja artesanal há bastante tempo. Em uma viagem para São Paulo em 2011, depois de experimentar várias marcas e estilos, decidi estudar equipamentos necessários e a forma de produção das cervejas. Só em 2017 que tomei a decisão de começar a produzir”, relembra.
A fábrica da empresa foi construída no segundo semestre de 2017, no local onde já funcionava a agroindústria, e após conseguir o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em janeiro de 2018 foi produzida a primeira IPA Dus Grillos. Além do lançamento de novas cervejas, uma nova fábrica está sendo construída para ampliação da produção. O local de atendimento também está em fase de ampliação.
Cervejaria Dus Grillos
Instagram: https://www.instagram.com/cervejariadusgrillo/
Facebook: https://www.facebook.com/DusGrilloCervejaria/
Endereço: Córrego da Prata, Vargem Alta – ES, 29295-000
Telefone: 028 99901-1056