ads-geral-topo

Dia das Mães

Mães da saúde: geram, inspiram e salvam vidas

Neste Dia das Mães, médicas e enfermeiras contam como é a parceria da vida, da sociedade e da profissão com suas mães

Por Redação

4 mins de leitura

em 14 de maio de 2023, às 09h00

Foto: Divulgação

“Medicina sempre foi minha paixão, descobri no quinto ano que queria ginecologia e obstetrícia e, desde então, já fiz mais de 5 mil partos. Quando minha filha ia fazer o vestibular, eu perguntei qual seria a opção de curso dela e ela me disse que só sabia ser médica. Foi uma alegria que não coube no peito”.

O relato é da médica Rosely de Almeida Freixo que, antes de se tornar profissional, foi mãe da também obstetra Ana Carolina de Almeida Andrade. Hoje, elas trabalham juntas na Unimed Sul Capixaba e neste Dia das Mães contam como é a parceria da vida, da sociedade e da profissão. 

“Minha mãe é minha grande inspiração na Medicina e na vida. Ela sempre foi um exemplo de dedicação e amor aos pacientes, sempre buscando o melhor para cada um deles. Acompanhá-la na profissão e poder aprender com ela é um privilégio. Além disso, ter a oportunidade de trabalhar com ela na mesma instituição é uma felicidade imensa. Somos parceiras não só na vida profissional, mas também na pessoal. Somos amigas e conselheiras uma da outra. Sou muito grata por tê-la como mãe e como colega de trabalho”, conta Ana Carolina. 

Para as irmãs Ludimila, Lidiane e Lidia Mara Mottta de Oliveira, a profissão da mãe, Jucimara Motta De Oliveira, também foi um espelho. Hoje ela está aposentada, mas trabalhou por muitos anos como técnica de enfermagem na Unimed Sul Capixaba. As irmãs passaram a infância acompanhando a mãe chegando dos plantões com histórias de superação, de ajuda, de perdas também e isso motivou as filhas a seguirem os passos dela.  

As três se formaram em enfermagem e, hoje, atuam na Unimed Sul Capixaba: “Nós três fizemos o curso técnico, começamos a trabalhar e cada uma pagou a sua graduação, para buscar melhores condições de vida. Nossa mãe sempre nos falou que o paciente que estamos cuidando é o amor da vida de alguém, por isso a gente precisa cuidar com muito carinho, acolhimento, profissionalismo e amor”, relata Lidiane. 

Segundo ela, a mãe sempre agiu na profissão conforme faz no dia a dia e não é raro ver ela se dispondo a ajudar vizinhos, parentes e a comunidade da igreja que participa. 

“A nossa mãe é mãe de muita gente. Ela tem a questão do cuidado dentro dela e nós aprendemos com ela essa arte do cuidar, de se importar, de nos colocarmos no lugar do outro. Ela é a nossa inspiração. Não há palavras que sejam suficientes para homenageá-la neste Dia das Mães”, conta. 

A Unimed Sul Capixaba preparou uma campanha para a data que mostra toda a modernização e investimentos recentes que a cooperativa vem fazendo no Hospital Materno-Infantil.   

Completa estrutura para gestantes 

O Hospital Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba segue em plena modernização, com uma nova UTI Neonatal e Pediátrica, Centro Obstétrico reestruturado, duas salas de parto normal humanizado, Espaço Família, em que será possível que a família assista o parto por meio de um visor.  

“Muito em breve, as obras estarão concluídas para receber mamães e crianças com ainda mais conforto. Também teremos um novo Pronto Atendimento infantil e adulto”, conta a pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo.   

A unidade conta ainda no anexo com Centro de Especialidades, Unimed Diagnóstico e Laboratório. 

Além de sua estrutura de ponta, a Unimed Sul Capixaba conta com diversas possibilidades para mulheres que têm o sonho de ser mãe, como oficinas online, com temas como Gestão da Emoção na Gravidez, Parto, Amamentação, Cuidados com o Bebê e formação para pais. As oficinas são abertas também a comunidade, não é necessário ser cliente. 

O Hospital Unimed Sul Capixaba também atende particular e convênios. Para informações, os interessados podem entrar em contato com a Isa, a assistente virtual, no WhatsApp, no (28) 2101-6255.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape