Veja os sete fatores para obter êxito em um treino personalizado

COMPARTILHE
264

Um conteúdo bem direto para você da área de educação física e para os praticantes. Confira!

Lógica de Treinamento: o que é preciso fortalecer, estruturas como músculos e ligamentos para que o aluno/praticante possa atingir seus objetivos podendo evoluir para exercícios mais complexos em seu treino.

Abordagem: o treino precisa ser adaptado ao aluno não ao contrário, seguir a importância da fisiologia do exercício na educação física, entender que não somos todos iguais. Cada pessoa tem o seu jeito e velocidade de se adaptar aos estímulos de um treino ou qualquer atividade física.

Continua depois da publicidade

Orientação: o profissional orienta e educa o aluno para cada exercício, gerando um aprendizado a ser praticado no dia a dia. A interação humana melhora a qualidade da atividade física. É importante que o aluno saiba a importância de cada exercício, o porquê e para quê.

Personalidade do aluno: cada aluno reage de uma forma ao treinamento, cabe ao profissional compreender as necessidades e as limitações de cada indivíduo. Para o treino funcionar da maneira mais eficiente é necessário respeitar essa individualidade evitando constrangimento e até mesmo lesões.

Flexibilidade: o planejamento enriquece muito a medida em que os treinos se desenvolvem. O profissional adquirindo mais conhecimento sobre aluno, pode propor novos desafios de acordo com a sua evolução, fazendo dos treinos mais interessantes e promovendo metas.

Preparação física direcionada: nesse aspecto o aluno se prepara de maneira específica para uma atividade ou esporte desejado, passando por etapas e traçando os segmentos necessários para alcançar os objetivos, preparando o aluno para competições, testes físicos, e outros esportes e modalidades.

Prazer: o treino individualizado gera ânimo ao aluno para enfrentar os desafios propostos, melhora a autoestima e desenvolve uma relação saudável com o profissional. Para isso é feito um planejamento que norteia todo o seu treino e o desenvolvimento das capacidades físicas, afim de atingir os objetivos propostos na avaliação física. Com os resultados surgindo, o aluno fica cada vez mais animado e motivado em continuar!

Siga nossa coluna!

AUTOR: EDER DEBORTOLLI – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PÓS-GRADUANDO EM PERSONAL TRAINER E EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicidade