Tudo em nome do amor, menos esquecer...

COMPARTILHE
95
Advertisement
Advertisement

Amor. Pode-se dizer que é o tema mais utilizado em todos os filmes da história do cinema. É difícil você assistir um longa metragem, que não tenha, mesmo que pequeno, um relacionamento em destaque. O “amor” vende! E em todas as suas formas, como em um dos mais bem elaborados romances cinematográficos: “Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças” (Eternal Sunshine of the Spotless Mind).

Continua depois da publicidade

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Não precisa nem dizer que a interpretação de Jim Carrey é majestosa, mesmo que o ator já tenha se mostrado habituado com comédias, ele consegue uma das melhores interpretações de sua carreira. Além de Kate Winslet, dando um show como Clementine. Existe tanta mágoa e dúvida por trás de cada frase dita, e se torna ainda mais cruel por conta da edição que nos permite ver como a alegria do passado se deteriorou lentamente. Melhor ainda, mostrando cumplicidade nos ótimos diálogos durante o decorrer da trama.

Há pessoas e lembranças que jamais podem ser esquecidas. Diante de tantos ótimos diálogos, o filme, parafraseando Nietzsche, permite essa conclusão: “Felizes são os esquecidos, pois eles tiram o melhor proveito dos seus equívocos”.

 

DICAS

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Benjamin Esposito se aposentou recentemente. Agora se dedica a escrever um livro, vai contar uma história trágica. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado.

 

CABO DO MEDO

Max Cady, um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden, seu ex-advogado, que omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, sua mulher e sua filha adolescente, mas pretende fazer isto da forma mais legal possível.

 

AMOR À QUEIMA ROUPA

O jovem Clarence Worley conhece uma call-girl, Alabama Whitman, por quem acaba se apaixonando e se casando. Quando Clarence vai ao encontro de Drexl Spivey, o cafetão de Clarence, para pegar suas roupas e comunicar que agora ela está casada, um tiroteio se inicia. Na confusão ele pega uma mala cheia de cocaína, e os donos da droga resolvem persegui-lo.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.