Saiba o que são os eSports ou esportes eletrônicos

COMPARTILHE
180

Os Eletronic Sports ou somente eSports são os esportes eletrônicos ou competições profissionais de jogos eletrônicos videogames com videogames vem crescendo a cada ano e envolvem prêmios milionários.Os grandes torneios podem ser jogos como League of Legends(LoL), Dota 2, Formula 1, Fifa, PES, Street Fighter, Couter Strikego (CS GO), Starcraft entre outros. A maioria dos torneios possuem transmissão ao vivo via internet, etapas presenciais com milhares de pessoas na platéia e narradores oficiais. No Brasil o eSport está em um processo de ascensão.

O game mais famoso nesse sentido no pais e o League of Legends (LoL) graças ao suporte dado pela produtora “Riot Games” em torneios oficiais, outro jogo que acontece vários torneios oficiais pelo mundo é Rainbow Six Siege da “Ubisoft”, jogos como Couter-Strike GO, Street Fighter, Fifa, PES, Formula 1 tambem possuem torneios locais porem menores. Canais como ESPN, BANDSPORTS, ESPORTE INTERATIVO E SPORTV estão investindo cada vez mais na produção de conteúdos voltados para eSportse já transmitem ao vivo algumas competições.

Continua depois da publicidade

 

Conheça alguns jogos.

MOBA: E a sigla de MULTIPLAYER ONLINEBATTLE ARENA que traduzindo para o português fica ARENA DE BATALHAS ON LINEPARA VARIOS JOGADORES, são jogos que misturam estratégia como RPG como por exemplo, League of Legends (LoL), Rise of Immortalse Defense of the Ancients (DOTA).

 

FUTEBOL: Também tem seu espaço em torneios de FIFA e PES. Apesar de não existir um grande mundial como ocorre nos MOBAS, organizações locais costumam criar campeonatos oficiais que valem premiação em dinheiro e Rankings, Como por exemplo, o ARTE VIRTUAL FIFA CLUBE que é a maior comunidade brasileira de FIFA, que promove os jogadores profissionais e torneios.

 

EVO: Ou Evolution Championship Series, é um campeonato internacional de jogos de luta, que ocorre anualmente em Las Vegas. Ao contrario dos outros eSports, nesse torneio a diversos games, como Mortal Kombat X, King of Fighter, Street Fighter e Super Smash Bros.

 

ESTRATEGIA EM TEMPO REAL: É o gênero que deu inicio a todo sucesso dos eSports, o maior exemplo disso é o Warcraft da Blizzard, o primeiro da série World of Warcraft, que apesar de ser um RPG on-line, também tem segmentos de estratégia em tempo real e torneios oficiais da Blizzard, Starcraft também da Blizzard é um dos grandes games que deu inicio aos eSports pelo mundo.

Couter Strike GO: Foi o responsável pelo crescimento dos eSports no ocidente. O game de tiro em primeira pessoa fez  fama nas Lan Houses do mundo todo. No Brasil tem um campeonato mundial com premiação de U$50 mil para equipe vencedora.

 

FORMULA 1: O mundo dos simuladores de corrida anda bem agitado mesmo não tendo campeonatos oficiais, grandes campeonatos são feitos por comunidades de fãs, um grande exemplo é a LIGA ONLINE F1 (LOF) que está indo para sua 22ª edição com 5 categorias de 20 pilotos por categoria. Desde a categoria iniciantes ate a categoria elite que são os pilotos profissionais, as corridas são transmitidas ao vivo no youtube com narrador e comentarista. Existem vários outros campeonatos mais a LIGA ONLINE F1 se destaca pela tradição, organização e profissionalismo dos organizadores do evento que vem cada vez mais trazendo fãs do automobilismo para o cenário virtual.

Publicidade