Quis me ensinar a fazer moqueca, logo eu, que sou capixaba!

COMPARTILHE
173

Adoro viajar, conhecer novas cidades, estados e países. Gosto de imergir nas culturas locais e costumo respeitar os hábitos alimentares e a moda de cada região, considero isso apreço e admiração.
Mas sou um apaixonado pela cultura capixaba, pelo nosso estado, pelas serras e pelo litoral. Digo e afirmo, somos umas das terras mais ricas e prósperas do Brasil. Pena a nossa colonização ter sido tão tardia, o que deixou rastros de atraso econômico e social.
Teorias a parte, como cachoeirense e capixaba que se preze, eu saboreio pelo menos uma vez no mês a nossa tradicional moqueca capixaba, e sei muito bem a diferença entre moqueca e peixada. Dia desses visitando um representante que se tornou amigo na cidade de Balneário Camboriú, fui desafiado a fazer a nossa tradicional receita, e confesso a vocês, que do peixe não sobrou nem a cabeça. Até porque, todo bom cozinheiro a utiliza para o pirão que acompanha o nosso prato do Verão.
E antes de repassar a vocês essa apetitosa receita, queria deixar clara a diferença da moqueca capixaba para peixada. A culinária baiana, como sabemos, tem forte base de azeite de dendê, ingrediente que tem sabor pronunciado na moqueca (ou peixada) da Bahia. A outra principal diferença é o leite de coco, que nós, capixabas, não utilizamos na moqueca.

Aprenda agora a fazer a moqueca original brasileira, aquela que conquistou os capixabas e os amigos do sul do Brasil, que pelo visto não faziam moqueca e sim peixada, vamos à receita!

 

Moqueca capixaba pra 6 pessoas:

  1. 2 kg de peixe (dourado ou badejo) em postas
  2. 1kg de tomates maduros picados
  3. 2 cebolas picadas
  4. 6 dentes de alho picado
  5. 2 maços de coentro
  6. 2 maços de cebolinha verde
  7. 1 colher de urucum
  8. Azeite
  9. Pimenta malagueta
  10. Sal

 

Modo de preparo

Continua depois da publicidade

Lave o peixe com limão e deixe descansar em água de sal por uma hora;
Em uma panela de barro refogue o alho, a cebola e depois acrescente o urucum. Disponha as postas de peixe sobre essa mistura;
Acrescente metade do tomate e mais uma camada de postas de peixe;
Finalize com o restante do tomate, tampe a panela e após ferver aguarde 15 minutos.
Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde, a pimenta e corrija o sal se necessário.
O nosso prato é de fácil preparo e ingredientes baratos. A moqueca capixaba pode ser acompanhada por arroz e pirão. Como bebida, indico: cerveja pilsen, caipirinha e vinho verde ou branco. Bom fim de semana e um ótimo apetite.

Publicidade