Quem não se comunica, se trumbica!

COMPARTILHE
333

Na região Sul do Espírito Santo, poucas prefeituras possuem uma assessoria de imprensa para divulgar suas ações e atender os veículos de comunicação em suas demandas diárias.

Um setor de comunicação é importante para que as ações do prefeito e de suas secretarias sejam divulgadas para população, mesmo que apenas no site oficial da municipalidade. Mas o que vemos em alguns municípios são pessoas despreparadas e que estão no cargo apenas por ter participado da campanha política do chefe do executivo, por acordos políticos, e que não possuem minimamente conhecimento técnico para exercer a função.

Há casos em que assessores levam questionamentos feitos pelos veículos de imprensa para o lado pessoal, sem saber que o seu papel é ajudar a garantir a transparência dos atos públicos. Aliás, já dizia o Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica (Se dá mal)!”.

Continua depois da publicidade

Dentre os papéis desempenhados pelas assessorias de imprensa estão: planejar, executar e orientar a política de comunicação social das prefeituras, objetivando a uniformização dos conceitos e procedimentos de comunicação, executar as atividades de comunicação social do gabinete do prefeito, promover a divulgação de atos e atividades do governo municipal, promover através de órgãos públicos, associações, imprensa, agências e outros meios, a divulgação de projetos de interesse do município.

Também faz parte das atividades do assessor de imprensa manter arquivo de notícias e comentários da imprensa do Estado sobre as atividades da administração municipal, para fins de consulta e estudo, coordenar juntamente com os demais órgãos do município as informações e dados, cuja divulgação seja do interesse da administração municipal e coordenar a divulgação de notícias sobre a prefeitura na internet através do portal oficial.

Os prefeitos que não estão nem aí para sua comunicação poderão ter um caminho trágico resumido em uma só frase: vão perder as reeleições em nome da administração surda e muda!

* Quem não se comunica, se trumbica!”.  Palavras eternizadas pelo grande comunicador, Chacrinha, o Velho Guerreiro

Publicidade