O tripé do varejo: pessoas produtos e ponto de venda

COMPARTILHE
184

Não apenas em Cachoeiro, mas no mundo inteiro o varejo é um dos principais meios de sustentação das economias locais. Porém, muita coisa mudou nos últimos anos e como Espacialista no assunto eu identifiquei três fatores críticos fundamentais que sustentam um PDV, na coluna dessa semana apresento a vocês um olhar prático e técnico sobre essas áreas.
Vamos começar de trás para frente. Nenhuma loja existe sem produto, mas o seu produto está sendo oferecido para o cliente certo? Localizado na praça correta? Com uma divulgação adequada ? E oferta de preço atrativa e justa? Bom, ao responder essas perguntas você terá a reposta que precisa.
Nada é tão bom que não possa melhorar. Sendo assim, se você tem um produto de qualidade a apresentação é fundamental, e eu não estou falando apenas de vitrine, eu falo de temperatura, odor, ambiência e conexão com seu cliente. Ninguém consegue pescar um peixe usando como isca ração de cachorro, é preciso entender aquilo que atrai o seu público alvo até a sua loja e oferecer isso de forma desprenteciosa e gratuita.
E para finalizar, um item fundamental que nunca será substituído por nenhuma máquina, mas que tem perdido para a tecnologia são as pessoas. Sua equipe de vendas precisa estar em sintonia com os objetivos de sua loja, conectados com o cliente e principalmente serem apaixonados por aquilo que vendem. Motivação vem de dentro pra fora, e não de fora pra dentro, contrate com qualidade, tubete com dignidade e merecimento e principalmente retenha talentos, pois eles são raros.
Como diria o poeta: “a lição sabemos de co, só nos resta aprender”. Sua loja é viva, por isso nunca se acomode pois o topo da montanha é o local mais perigoso de estar.
Direto de Milão, Éder Oza

Continua depois da publicidade