O que o processo eleitoral deste ano tem a dizer sobre economia criativa?

COMPARTILHE
33
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Advertisement
Continua depois da publicidade

Por Roberto Velasco

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa tem estimulado a geração de renda, não polui, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

A projeção do déficit de profissionais de TI para 2025 é de quase um milhão. A hora de governos e setor privado investirem neste tipo de negócio é agora. Nesta eleição já sentimos a falta de profissionais do audiovisual com as características e experiências necessárias.

Em um universo cada vez mais digital, com o fortalecimento dos formatos em vídeo nas redes sociais, a demanda por profissionais da área se multiplicou.

Filmmaker, editor de vídeo em motion graphics, operador de áudio, copywriter, gestor de tráfego pago e designer são profissionais que estão a cada dia mais valorizados.

Há 8 anos tivemos o último processo eleitoral onde as estratégias, até então tradicionais, faziam a diferença. Candidatos disputavam o maior número de placas, impressos e carros de som. O movimento de digitalização da comunicação acertou em cheio nas campanhas eleitorais. Hoje os destaques ficam por conta das produções criativas, impulsionamentos, e ações que buscam conexão com um público cada vez mais exigente.

As eleições de 2022 refletem um mercado digital extremamente aquecido e carente de profissionais qualificados para atenderem a uma demanda enorme. Fica o alerta para quem busca novas oportunidades. Com a pandemia o home office ganhou força por aqui, e todas essas profissões permitem bons ganhos, muita das vezes, sem precisar sair de casa.

Para governos, é o momento de investir neste tipo de capacitação, que também abre um mar de oportunidades ao setor da educação privada.

Economia criativa não é mais o futuro, é o agora.

Roberto Velasco é consultor de Marketing do Grupo MV Comunicação

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].