ads-geral-topo

O poder do sim e do não!

Os grandes e mais poderosos homens da história do mundo se tornaram conhecidos em consequência da sua retórica, ou seja, pela arte de suas palavras

2 mins de leitura

em 27 de set de 2022, às 10h29

Foto: Reprodução

Os grandes e mais poderosos homens da história do mundo se tornaram conhecidos em consequência da sua retórica, ou seja, pela arte de suas palavras, esse fato vem certificar a máxima que: “as palavras têm poder”.

A vida nossa de cada dia exige de nós tomadas de decisões que são baseadas nos ensinamentos aprendidos com nossos pais ou cuidadores, bem como de nossas próprias experiências vividas.

Com base nessa afirmativa é surpreendente que a primeira palavra que aprendemos seja um simples e complexo “não”.

Desde muito cedo, aprendemos que não podemos chorar, não podemos ficar sem banho, não podemos bater, não poderemos mexer, não podemos fazer isso ou aquilo, enfim a palavra não faz parte do nosso aprendizado diário.

Em sentido oposto e muito menos utilizado surge a palavra “sim”, sendo está a palavra que definirá toda uma vivência, abrirá caminhos, criará oportunidades, será ela quem permitirá as realizações.

Ainda que inconsciente o primeiro sim é para nascer, depois sim para crescer, para aprender e se desenvolver, enfim, sim para a vida inteira.

Quando somos adultos o sim faz parte do nosso cotidiano, pois é a partir dele que o mundo se movimenta, é o sim que move o mundo.

Não que o “não” não seja necessário, dizer não às drogas, não à violência, não à ganância, não ao egoísmo, não a vaidade patológica e não a tudo que protege e camufla o que não é lícito e saudável.

O “sim” tem como característica principal a de preceder ao desenvolvimento, a liberdade e da responsabilidade.

Dizer sim à coragem, sim a amizade, sim ao conhecimento, sim ao bem estar, sim ao amor é como dizer sim a vida.

Assim sendo, saiba dizer o “sim” para que tenha liberdade de dizer “não”.

Fernando Rangel Pereira tem formação em Estudos Sociais, Farmácia, Psicologia, Neuropsicologia e Hipnoterapia.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape