O Frade e a Freira

COMPARTILHE
112

 

Domingo, em casa, sem fazer nada, muita vontade de sair e pouca disposição para viajar, então olho na janela do meu quarto, avisto uma pedra de formato redondo e digo: É prá lá que eu vou!

Continua depois da publicidade

Estou falando da Pedra do Frade e a Freira, trata-se de uma cadeia montanhosa que fica na divisa entre os municípios de Vargem Alta, Cachoeiro, Rio Novo do Sul e Itapemirim, cidades essas que disputam a posse da pedra que hoje é patrimônio estadual.

Poucas pessoas sabem que ali existe uma trilha que dá acesso a uma vista espetacular, que vai desde o Monte Aghá na praia de Piúma ao Itabira em Cachoeiro, uma visão contemplativa de 360º que faz bem para os olhos e para a alma. Mas além dessa trilha, descobri que a região conta com uma pousada muito acolhedora, com vários chalés que podem receber até uma família de quatro pessoas. Além dos chalés existe ali um restaurante, com comida caseira e suco natural feito na hora, extraído das frutas colhidas aos pés da montanha.

Então, se você quer relaxar ter contato com a natureza e saborear uma deliciosa comida caseira, vale conhecer o Parque Estadual da Pedra do Frade e a Freira. A entrada é gratuita e os custos de diárias e alimentação são bem atrativos.

• Reza a lenda…

Diz a lenda que eles se conheceram trabalhando juntos, na tentativa de catequizar os índios, há muito tempo. Um frade e uma freira. O amor, proibido pela igreja e pela crença de cada um deles, se tornou cada dia mais forte. Tentaram sufocar o sentimento, então, o sacrifício foi recompensado por Deus, a paixão transformada em pedra, e agora podem se admirar eternamente.

• Pedra sobrepedra

A organização de montanhas denominada Frade e a Freira fica na divisa de quatro municípios: Cachoeiro, Vargem Alta, Rio Novo e Itapemirim. Segundo a legislação de dividas de municípios, a porção de pedra equivalente a cada cidade é referente ao caminho que a chuva percorre ao cair sobre a pedra, do lado de cada cidade. Teoria fácil de explicar, porém difícil de entender.

 

• “A fé movemontanhas”

Eu não acredito que a fé pode mover as montanhas, mas ela pode te impulsionar a ter coragem para escalá-la. Por isso, se você tem fé e coragem é possível chegar na cabeça do Padre. Mas para isso procure um instrutor, é preciso equipamentos profissionais para viver essa aventura radical.

Publicidade