Elis Mara

Elis Mara

  • (28) 99917 2544

Melasma ou manchas escuras na pele

COMPARTILHE
98

O tratamento de manchas é um dos mais procurados, principalmente no inverno, e também um dos tratamentos mais delicados de realizar.

O melasma é uma doença muito comum, acomete mais mulheres que homens.

Ele é mais frequente em pessoas de pele mais escuras. Diante às pesquisas o que os pesquisadores concordam, é que o sol piora o melasma.

Continua depois da publicidade

Como ocorre o surgimento das manchas? Os melanócitos são células do nosso corpo responsáveis pela produção de melanina. Melanina é o nome atribuído à pigmentação da nossa pele e pelos, ou seja, a cor. . Possuímos 02 tipos de melanina, a EUMELANINA e a FEOMELANINA. A Eumelanina tem a cor castanho-enegrecida, tem maior proteção contra raios UV e tem maior concentração na pele negra, a Feomelanina possui cor vermelho-amarelada e a concentração é maior na pele clara. É por essa diferença de concentração entre os tipos de melanina que algumas pessoas têm mais facilidade para se bronzear do que outras. . Mas fisios, o que isso significa? Significa que a célula responsável pelo bronzeado adquirido no verão é a mesma célula responsável pelas manchas que aparecem no rosto. . Além dessas diferenças entre os tipos de melanina, os melanócitos podem ser estimulados a produzir mais melanina de acordo com a exposição ao sol, calor, alteração hormonal, uso de anticoncepcional, gravidez e etc..

Outro fator responsável pelas manchas faciais são as acnes. Como se já não fosse ruim o suficiente ter acne, uma das suas consequências são as manchas. . Mas por que acne pode causar mancha? Bom, a acne é uma inflamação e por esse motivo acabam estimulando a produção de melanina. Além disso, após o período inflamatório vem o processo de cicatrização da região. Durante esse processo há renovação do tecido epitelial (pele). A pele que está surgindo é mais fina e sensível e por esse motivo pode escurecer mais facilmente se não receber os cuidados necessários, tratar mancha é muito delicado, pois o melanócito é uma célula que “se irrita” facilmente e depois foi ativado/estimulado a produzir melanina (independente da origem) é bem difícil “acalmar”. Então, se você tem manchas no rosto é bom estar preparado porque o tratamento é longo e exige muita dedicação.

A melanina, além de ser responsável pela pigmentação, auxilia na proteção contra a radiação solar. O melasma ocorre quando existe uma hiperproliferação ou hiperfunção do melanócito, produzindo mais melanina do que o necessário, processo chamado de hipermelanose. A melanina em excesso fica alojada dentro da pele, o que provoca as manchas.

O aparecimento do melasma é influenciado por vários fatores. Estas são algumas das situações que acabam ocasionando estas incômodas manchas faciais.

-Exposição solar
-Alterações hormonais
-Anticoncepcionais orais
– Gestação
– Genética
-Cicatrizes de acne
-Envelhecimento natural da pele
-Determinados cosméticos
-Determinados medicamentos
-Fatores racionais (incide mais em orientais e latinos)

Existem algumas localizações na face onde o melasma se instala com maior frequência: Testa bochechas, acima do lábio superior, nariz e queixo.

Esse tipo de mancha da pele pode ter o pigmento (a substância que causa a mancha) localizado na epiderme (camada mais superior da pele), na derme (camada logo abaixo da epiderme), ou pode se localizar nas duas camadas, quando é chamado Melasma misto.

Para diferenciar o tipo de Melasma e sua localização nas camadas da pele, o que influencia o Tratamento e o Prognóstico, um exame com um tipo especial de iluminação, chamada Lâmpada de Wood pode ser utilizado. Ela demonstra se o pigmento é mais superficial e de tratamento mais simples (epidérmico) ou profundo e difícil de curar (dérmico), ou misto (ambos) para o profissional saber qual o tipo de tratamento será usado.

O melasma não tem cura, mas tem tratamento. E quem tem esse tipo de mancha sabe como é difícil controlar a atividade do melanócito, célula que produz a melanina e confere à pele a coloração escurecida, normalmente do rosto.

Podemos usar alguns recursos como: Peelings químicos, físicos e mecânicos que vão removendo as camadas mais superficiais da pele e consequentemente diminuindo a mancha ao longo das sessões.

O MELLANFORCE PROGRAMA ILUMINADOR-MEZZO está como o único programa de tratamento com ação comprovada nos 17 mecanismos de formação da melanina. O único programa desenvolvido com mais 20 ativos selecionados minuciosamente para o clareamento da pele. Age como um potencializador controla a cascata antioxidante e inflamatória, elimina o efeito rebote.

O Laser Led, vem junto para potencializar o clareamento da pele emitindo pulsos de luz e a luz vai ser absorvida pelo melanócito (célula que produz melanina), fazendo com que a produção e distribuição de pigmento fiquem mais controladas.

Para o Home Care, o primeiro passo é criar o hábito de usar o filtro solar todos os dias e reaplicá-lo várias vezes ao dia, de acordo com o FPS. Sempre deve ficar claro que mesmo que o tratamento obtenha sucesso, os protetores solares são indispensáveis durante todo o processo, porque não se evitando o sol e a luz o tratamento será perdido é o melhor método de prevenção de manchas.

A Vitamina C ajuda a clarear manchas e combate os radicais livres. Lembrando que o tratamento ideal é oferecido após uma avaliação e que o número de sessões e os resultados variam de pessoa para pessoa.

A associação destes tratamentos traz muitos resultados positivos, mas claro que depende de cada caso e por isso é fundamental realizar uma avaliação.

Quer sua pele livre de manchas? Estamos na melhor época do ano para realizar este tratamento.

Agende seu horário, venha fazer uma sessão transformadora e verá sua vida se transformar. ESPAÇO HARMONIA E LUZ. (28) 99917 2544 – GUAÇUÍ-ES. 
Elis Mara Tuayar Sesse é Psicanalista Clínica, Massoterapeuta, Terapeuta Holística, Esteticista,  Fototerapeuta Laser, Coach de Emagrecimento Consciente e Analista Comportamental do Obeso – SBP 1600 0050 / CRT 45987.

Publicidade