LINHA PRO COTISTA ESTÁ ATIVA NOVAMENTE

COMPARTILHE
118

A “menina dos olhos” dos clientes que querem fazer financiamento imobiliário tem novo orçamento liberado de 4,5 bilhões de reais. No ano passado, foram de apenas 4 bilhões, ou seja, meio bilhão a mais pra este ano.

O Pro Cotista é uma linha de financiamento que utiliza recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e tem um orçamento anual que ao se esgotar, só pode ser retomado no próximo ano.

É a linha de crédito ideal para quem não se enquadra no Minha Casa, Minha Vida. O que acaba limitando esse enquadramento em Cachoeiro é o valor da renda e o valor do imóvel, que no Pro Cotista o imóvel pode ser de até 1,5 milhão e a renda não faz diferença.

Com a fama de juros mais baixos, sofreu um reajuste ainda feito pelo antigo Presidente da República, Michel Temer, no ano de 2018. Os juros variavam de 7,85% até 9,01% ao ano, agora vão ser a partir de 8,75% ao ano pela Caixa. Lembrando que isso irá variar também com o relacionamento com o cliente, item essencial para juros mais baixos em qualquer banco, inclusive na Caixa.

Continua depois da publicidade

A boa noticia é que bancos de instituições privadas também irão dispor dessa linha de crédito. O Santander já a pratica, mas somente para imóveis novos e financiados pelo banco.

O Bradesco também irá passar a oferecer a linha de crédito, mas ainda não há informações sobre suas taxas de juros. O Itaú é quem está oferecendo os juros mais baixos: a partir de 8,30% ao ano.

Este financiamento é disponível tanto para imóvel novo quanto para usado. Muito embora sejam boas para as duas situações, o mais procurado é para imóveis usados ou avulsos, que escapam de taxas mais altas do SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) que geralmente se iniciam a quase 9% ao ano.

Para se enquadrar na linha basta não ter imóvel no nome, ter mais de 3 anos ou 10% do valor do imóvel na conta do FGTS e ter relacionamento com o banco.

É a concorrência invadindo os financiamentos imobiliários e criando benefícios para clientes diversificados.

Publicidade