Gastronomia: confira receitas de comidas leves para o verão

COMPARTILHE
73
Advertisement
Advertisement

No verão, é melhor optar por pratos mais leves e saudáveis. Confira essas três receitas deliciosas e bem fáceis de fazer.

 

TABULE

Advertisement
Continua depois da publicidade

Uma salada tradicional da culinária árabe e cheia de frescor. Uma dica: o triguilho não deve ficar muito tempo de molho para não empapar, e as folhas devem ir para a receita lavadas e secas.

 

Ingredientes:

½ xícara (chá) de triguilho

2 tomates maduros

½ cebola

1 maço de salsinha

1 maço de hortelã fresca

Caldo de 1 limão

¼ de xícara (chá) de azeite

Sal a gosto

Folhas de minialface romana para servir

 

Modo de preparo:

1- Numa tigela, coloque o triguilho, cubra com água e deixe hidratar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2- Lave, seque e corte os tomates em cubos (descarte as sementes). Descasque e corte a cebola em cubos pequenos. Lave e seque bem as folhas de salsinha e de hortelã e corte.

3- Passado os 15 minutos, forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra a água do triguilho. Una as pontas do pano, fazendo uma trouxinha, e torça bem para escorrer o excesso de água.

4- Numa tigela coloque a cebola, o tomate, a salsinha e a hortelã. Tempere com o caldo de limão, o azeite, sal a gosto e misture bem. Acrescente o trigo hidratado e misture delicadamente com uma colher – o trigo é o último a entrar na salada para não ficar encharcado. Sirva a seguir com folhas de alface.

 

FATUCHE

Mais uma salada da culinária árabe. Diferente do tabule que leva triguilho, o fatuche leva pão árabe (ou pita) e outras verduras e legumes.

Ingredientes:

3 pães árabes

2 pepinos japoneses

3 tomates

5 rabanetes

3 maços de minialface romana

1 maço de hortelã

 

Para o molho:

½ xícara (chá) de azeite

Caldo de 1 limão

¼ xícara (chá) de molho de romã

2 colheres (sopa) de zatar

Sal a gosto

(É só misturar tudo)

 

Modo de preparo:

1- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte os pães em quatro e distribua os pedaços numa assadeira. Regue com um fio de azeite e leve para assar por cerca de 10 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar – assim eles ficam crocantes.

2- Lave e seque as folhas e os legumes. Descarte as pontas dos pepinos e corte ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em fatias finas na diagonal. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte em cubos médios. Com um fatiador de legumes (mandolin), corte os rabanetes em rodelas finas (se preferir, fatie fino com a faca). Rasgue as folhas de alface e hortelã e transfira tudo para uma tigela.

3- Quebre o pão em pedaços e junte metade à salada. Tempere com 3 colheres (sopa) do molho e misture bem. Transfira a salada para uma travessa, polvilhe com a outra metade dos pães e sirva a seguir com o restante do molho.

 

HOMUS DE BETERRABA

Homus é uma pasta de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim). É um prato leve e saudável, pode ser servido com pão árabe ou acompanhamento de aves e peixes. Essa receita com a beterraba assada tem o sabor bem caramelizado e levemente adocicado.

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido

2 beterrabas

3 colheres (sopa) de tahine

3 colheres (sopa) do caldo do limão

Azeite a gosto

Sal a gosto

Zaatar a gosto para servir

 

Modo de preparo:

1- Descasque e corte as beterrabas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Coloque em um pedaço de papel alumínio e feche, formando uma trouxinha. Transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 minutos, a 200º C.

2- No processador, junte o grão-de-bico, as beterrabas assadas, o tahine, o caldo do limão e 3 colheres de (sopa) de azeite. Bata até formar uma pasta e tempere com sal. Se preferir um homus mais liso, acrescente água filtrada aos poucos, batendo a cada adição, até atingir a textura desejada.

3- Transfira para uma tigela, regue com um fio de azeite, polvilhe com zaatar a gosto.

Advertisement
Publicidade