ads-geral-topo

Finitude – Morte – Vida

Se desejamos ter uma boa vida devemos cuidar para que tenhamos também uma boa morte. A maneira mais fácil de conseguirmos essa façanha é viver bem

2 mins de leitura

em 15 de fev de 2023, às 10h38

Foto: Pixabay

Finitude significa o fim de um processo.

Enquanto a morte é caracterizada pelo fim de um processo orgânico funcional, que mantém a VIDA.

Se desejamos ter uma boa vida devemos cuidar para que tenhamos também uma boa morte. A maneira mais fácil de conseguirmos essa façanha é viver bem o ontem, o hoje e nos prepararmos para o amanhã.

As pessoas nascem, crescem e morrem com a ideia de que a única certeza da vida é a morte, na verdade, a única certeza da vida é a própria vida.

É justamente essa crença que mantém a morte viva, ela é sustentada pelo medo do que virá pós-vida terrena. Infelizmente os seres humanos tendem a acreditar nas coisas óbvias da vida e a morte é óbvia, enquanto a vida é essencial, inclusive para a morte.

Só pode morrer o que está vivo, essa é a mágica da vida. Quem mantém a morte viva é a própria vida, pois morrer é uma incógnita, enquanto viver é uma certeza.

A morte não é algo consistente e nem tão pouco segue uma lógica, se apresenta de inúmeras formas e não tem o seu próprio jeito, más do acaso. Já o nascimento é universal e tem o seu jeito especial de ser.

Para que uma vida possa existir, a natureza faz uma construção divina e arquitetonicamente estruturada, e que esta seja capaz de se sustentar por uma vida inteira.

Para morrer, é necessário apenas estar vivo, pois a morte só faz algum sentido se antes houver vida.

Vivemos sobressaltados com medo da morte, sem nos darmos conta de que a vida é plena e deve ser vivida com intensidade, coerência e moderação, enfim, simplesmente vivida com todas as suas cores e dores.

A vida não é palpável, mas pode ser sentida, percebida e vivida em tempo real. E para ser vivida em toda a sua plenitude é necessário sabedoria, pois viver é muito mais que morrer, porque mesmo depois da morte ainda será possível continuar a vida através das obras e das memórias que ficarão vivas nos vivos.

Portanto, se queres uma vida plena e feliz hoje e sempre, comece agora a ser para o outro o que gostaria que o outro fosse para você. Por onde andar leve alegria e felicidade, amor e carinho, procure viver sempre no caminho da empatia, da servidão, da caridade e do amor ao próximo.

“Então a vida será eterna e a morte simples consequência”.

Fernando Rangel Pereira
[email protected]

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape