Atenção Psicossocial

COMPARTILHE
A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Calçado, por meio da equipe de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
34
Advertisement
Advertisement
Por Marcos Freire

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Calçado, por meio da equipe de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizou, na manhã de quarta-feira (18), um passeio em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Os Caps visam a substituição dos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios – e de seus métodos para cuidar de problemas psiquiátricos. Segundo a coordenadora do Caps, Adélia Moreira, a comemoração da data é fundamental. “Apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante termos um dia para concentrarmos manifestações e reflexões, para fortalecermos essa causa, e a data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70 pela enfermeira Nise da Silveira        “, relata. “Quero agradecer ao secretário, Julierme, e ao prefeito, Cuíca, por terem esse olhar acolhedor com os nossos pacientes da saúde mental”, completa.

Orientação para prevenir

Continua depois da publicidade

A equipe de Proteção e Defesa Civil de Guaçuí, em parceria com a Cemig, providenciou a instalação de placas de sinalização para orientação da população que mora nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Rosal. São placas de rota de fuga e ponto de encontro, para o caso de alguma emergência com a barragem existente no local que obrigue que as pessoas precisem deixar suas residências e buscar lugares mais altos. A iniciativa faz parte de atividades que estão sendo executadas entre a Defesa Civil do município e a empresa, por meio de um comitê de integração para um melhor relacionamento com a população.

ConferênciaA Secretaria Municipal de Saúde de São José do Calçado, por meio da equipe de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

A Secretaria Municipal de Educação de Iúna realiza, nesta sexta (20), a partir das 13 horas, a etapa da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022).O evento acontece na Câmara Municipal e tem o objetivo de mobilizar todos os setores e segmentos da educação dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação (PNE) e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país. Que assim seja, sempre. Em defesa do legado de Paulo Freire.

Educação em casa

Talvez seguindo por outro caminho, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base do projeto de lei que concede aos pais a possibilidade da educar os filhos em casa. O chamado homeschooling (para quem gosta de uma expressão em inglês). Contudo, segundo especialistas em educação, além do baixo aproveitamento mostrado por crianças que passam por esse método de educação, deixando de participar de um espaço de debate e conhecimento do outro na sociedade, há uma questão ainda mais grave: as altas taxas de violência e abuso sexual e de trabalho infantil dentro do ambiente familiar. A escola tem sido um recurso poderoso para o controle, identificação e proteção dessas crianças que poderão estar em casa à mercê de quem lhe inflige abuso e violência, sem poder pedir socorro. É claro que isso não acontece em todas as casas, mas acontece, e muito mais do que imaginamos.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].