AONDE A VENDA TERMINA

COMPARTILHE
113

Muitos de nós acreditamos que: na assinatura do contrato. Infelizmente, não é verdade! A assinatura do contrato é apenas um dos atos da venda, e há bastantes coisas depois que não podem ser subestimadas.

Para o direito, a venda termina no registro do imóvel. Só registra quem é dono e, em tese, isso é um fato. No entanto, resta um momento que não pode ser esquecido, visto que ainda temos todas as solicitações de transferências das contas geradas no nome do vendedor.

Uma delas é o IPTU, e é extremamente burocrático viabilizar essa mudança. É necessário uma série de documentos, como cópia autenticada do registro, assinatura com firma reconhecida, dentre outros. Além disso, há uma taxa de R$ 9,00 que deve ser paga para a transferência.
Outra conta importante é de Energia. Para solicitá-la, deve ir até a EDP (Escelsa) pessoalmente portando documentos: última conta, cópia do documento do novo morador, e a leitura atual que consta no medidor. Importante saber que não deve ter nenhuma conta em aberto, caso contrário, a transferência não acontece.
Se você mora em apartamento, deve solicitar a troca do condomínio. Isso pode gerar graves problemas, inclusive. Pois sem verificar se o condomínio estava quitado na época da venda, o saldo devedor passa a ser do novo comprador. Para a troca condominial, você obrigatoriamente deve enviar o contrato ou registro original assinado para a administradora, bem como os contatos do novo morador.
Quanto à água, depende do prédio ou casa. Para transferir, a proposta é como do condomínio: apresentação de documento que comprove a nova propriedade. Se for condomínio, ela já está embutida na troca do boleto.
E sabe como você pode precaver para não deixar passar nada? Observe se seu corretor faz uma boa captação, já se adiantando de na hora da venda, colher todos os documentos necessários para facilitar esta mudança.
Ufa, é muita coisa, não?! E você ainda tem dúvidas que precisa de um corretor para cuidar da sua transação imobiliária? Continua achando que ele só mostrou a casa? Se sim, procure um novo corretor.

Continua depois da publicidade