Alquimia Culinária

COMPARTILHE
61

 

 

Continua depois da publicidade

Todos já sabem que nossa coluna tem como propósito abordar quatro temas durante o mês e um deles é a culinária. Eu não escondo de ninguém minha preferência por essa intrigante arte que mistura sabor, aptidão e alquimia.

A nossa receita de hoje vem lá do outro lado do Atlântico e virou uma febre aqui em casa.Ela tem como ingredientes principais o bacalhau e o arroz arbóreo. Mas não são apenas os ingredientes de uma receita que fazem seu sucesso. todos os meus pratos são recheados de histórias, e essa aconteceu lá em São Paulinho do Aracê, Pedra Azul, em um restaurante que frequentara pela primeira vez, e que, infelizmente hoje não existe mais.

 

 

 

 

Há cerca de 10 anos resolvi saborear o Risoto de bacalhau do Sr. Anísio, acompanhado de um vinho branco Chardonnay, o clima estava perfeito e a noite maravilhosa. Dias depois, aqueles sabores continuavam a me rondar, fui então me atrever a reproduzir aquele delicioso prato sem nenhuma receita, e no supermercado comprei:

→ 500g de bacalhau desfiado

→ 300gr de arroz arbóreo

→ Creme de leite fresco

→ Batata Palha

→ 1 cebola

→ Alho

→ Azeitona

→ Pimenta

→ Sal a gosto

→ Cheiro verde

 

PARA O CALDO

→ 1 litro de agua

→ 1 cebola

→ 1 ramo de alho poro

→ Sal

→ Pimenta

→ Cebolinhasalsa

 

Fiz o caldo com todos os ingredientes, peneirei e reservei. Refoguei a cebola e o alho no azeite, acrescentei o bacalhau, o arroz arbóreo, sal e pimenta e fui aos pouco incluindo o caldo até o arroz ficar al dente. Finalizei com creme de leite, cheiro verde e azeitonas picadas.

Ao empratar, inclui um fio de azeite e a batata palha sobre o risoto. Dificilmente quem saboreou esse prato não gostou, eu venho repetindo ele há anos nas reuniões de amigos, em família e nos dias de inspirações gastronômicas.

Publicidade