ads-geral-topo

Adolescência x dormência

Adolescência é um período da vida que marca a despedida da infância e a entrada na fase adulta, o indivíduo passa por grandes alterações físicas, mentais e sociais

3 mins de leitura

em 20 de jul de 2022, às 18h05

Foto: Pixabay

Adolescência é um período da vida que marca a despedida da infância e a entrada na fase adulta, o indivíduo passa por grandes alterações físicas, mentais e sociais.

Dormência é um período na vida de um ser vivo onde o desenvolvimento é suspenso temporariamente. Isso ocorre para minimizar o gasto energético, reduzindo assim a atividade metabólica.

As pessoas têm mudado o mundo ou o mundo tem mudado as pessoas?

Cabe aqui uma breve reflexão sobre a importância de cada ser humano na construção de um novo mundo, quisera um mundo melhor.

A média de idade tem avançado expressivamente, no Brasil a expectativa de vida está em torno de 76 anos, esse avanço tem provocado importantes mudanças na sociedade, novos hábitos, alimentação mais saudável, novas descobertas cientificas tem facilitado a produção de novos medicamentos e vacinas mais modernas, todo esse processo tem proporcionado melhor qualidade de vida e consequente maior longevidade à toda sociedade humana.

As novas tecnologias proporcionam às crianças de hoje maiores estímulos e consequentemente um desenvolvimento intelectual mais rápido que nos tempos passados. Junto vem a puberdade, muitas vezes provocando uma adultização precoce, sendo este um motivo de grande preocupação entre os estudiosos do comportamento humano. Correndo em sentido contrário surge a chamada adolescência tardia, está tem avançado a cada nova geração.

Tempos atrás um jovem com cerca de 19 anos já era considerado como adulto, nos tempos atuais já consideramos essa passagem por volta dos 26 anos, esse status justifica e é concretizado quando um indivíduo atinge maturidade, física emocional e intelectual capaz de enfrentar sua própria vida de forma racional e equilibrada.

A natureza da vida em sociedade exige da pessoa humana uma boa relação entre o seu desenvolvimento social, biológico e cognitivo a fim de que haja um completo amadurecimento das emoções, sendo essas que regem o comportamento humano. A capacidade de gestão da própria vida a coragem de assumir riscos, a autonomia e a busca pela recompensa são frutos de uma boa formação cognitiva e psicológica que são as funções, executivas.

“O mundo modifica e é modificado pelo comportamento humano, não tem absolutamente nada de errado em cada um fazer suas próprias escolhas de acordo com suas convicções”.

Acende uma luz quando isso se transforma em medo de assumir posições inerentes a vida adulta, quando a proficiência camufla a incapacidade de exercer a autonomia sendo essa uma das principais características que compõe a idade adulta.

Ser criança para sempre é cômodo, porem ineficaz, ser adolescente permanente é estagnação, é impedir o desenvolvimento socioeconômico de si, do outro e da sociedade.

Um crescimento saudável passa por várias etapas que necessariamente devem ser cumpridas para que a pessoa humana ative o sistema de recompensa e da autorrealização, “o gatilho do sucesso na vida parece estar ligado diretamente à motivação, por isso se faz necessário que o mundo adulto provoque no mundo juvenil emoções que venham provocar neles o entusiasmo pelas conquistas e pela vida, todavia forjadas por suas próprias mãos.”.

Fernando Rangel Pereira
Psicólogo/Neuropsicólogo
Hipnoterapeuta Clínico

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape