A origem da moda

COMPARTILHE
75

 

Continua depois da publicidade

 

A moda é algo efêmero? Depende do valor que destinamos a ela. Independente da sua classificação, ela é acima de tudo essencial. Marca épocas e comportamentos, mudanças culturais e estilos de vida. E por mais que você negue, inevitavelmente irá se deparar com ela ao se vestir, seja em uma loja de luxo, magazine, Fast Fashion ou brechó. Enfim, ninguém anda pelado, pelo menos por aqui no Brasil.

Na temporada que estive na Califórnia, ao sair para um barzinho, me deparei com um senhor totalmente nú, trajando apenas uma bolsinha, assustado questionei um morador local, e ele me acalmou dizendo: por aqui da zero hora às seis da manhã é permitido andar nú, desde que um acessório acompanhe seu corpo. Não entendi muito bem, mas aquele senhor continuou a caminhar com a bolsinha dependurada, a uma temperatura de 12cº, totalmente pelado, não fosse é claro, o acessório que o acompanhava.


 

 

Bom, por aqui ainda não é possível andar nú, então vamos entender melhor essa história da moda, de onde vem? Prá onde vai? E quem a cria?

 

 

 

 

Desde a revolução industrial no final do sec. XIX a forma na qual as pessoas se vestiam demarcava além do seu status social, seu aspecto cultural e também filosófico. Os adornos de reis, rainhas, condes e condessas, caíram por terra, dando lugar a alfaitaria customizada e feita sob medida, daí surgiram grandes nomes, tais como Chanel, YSL, Versace, entre outros. O que poucas pessoas sabem é que, a inspiração de todos os estilistas sempre partiu do comportamento urbano, da rua, dos guetos, praças e vielas.

 

______________________________________________

 

______________________________________________

 


Com a globalização, e a produção em serie, toda a moda que era produzida com exclusividade para uma determinada classe detentora de poder, começou a se pluralizar, e tomou conta das prateleiras das grandes lojas de departamento. Hoje, é possível andar bem vestido gastando muito pouco, basta ter informação, estilo e bom gosto.

 

 

 

#DICAS

Pelado com a mão no bolso

Bom, se você pensou em ir para São Francisco andar nú, já era! Desde 2012 o governo sancionou uma lei proibindo tal comportamento em espaços públicos. Com exceção das mulheres, que podem fazer topless em praças públicas. Até que eles não são caretas!

Fast Fashion

O conceito dos fast Fashion começou nos USA e com a estabilidade do dólar tão logo se instalou no Brasil. Esse termo significa moda rápida, ou veloz, grandes magazines como Riachuelo, C&A e Zara, já adotam essa filosofia comercial a tempo. E as lojas de Cachoeiro também estão se adaptando a essa realidade.


Bazar, Brechó eoutros gêneros

Quem disse que comprar em bazar é coisa de tia e avó, essa filosofia já existe em grandes bairros que ditam moda a nível mundial, tais como SOHO nos EUA, a Rua Augusta em São Paulo e o Mercado de Pulgas, localizado no norte de Paris. Esse hábito além de atual, é sustentável e tem tudo à ver combinar uma peça vintage, com um look moderno e atual.

 

 

 


Publicidade