A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

COMPARTILHE
49

Cada dia que passa, me convenço da necessidade de aperfeiçoar o caráter do ser humano, ante qualquer repasse cru e objetivo de matéria escolar.

A erudição no ensino aperfeiçoa sobremaneira as qualidades do ser humano, senão vejamos o exemplo que vivi no último final de semana, quando indagado repentinamente pelo meu sobrinho, enquanto eu dirigia:

“ – Tio Igor, em um estado de extrema necessidade, qual desses profissionais você acionaria primeiro? Um policial; uma ambulância ou o corpo de bombeiros?”

Continua depois da publicidade

Me fazendo de besta, e até mesmo, com receio de não acertar (confesso), não respondi, e devolvi a pergunta, mas com o interesse que o momento e o locutor da pergunta mereciam: – Não sei. Qual?

Com rapidez e desenvoltura, ouvi de um perito de 10 anos a seguinte resposta com explicações: “ – Primeiro você deve chamar o Bombeiro, pois ele irá evitar desmoronamentos, incêndio e assim salvar mais vidas. Em seguida, ligue para ambulância, que irá tratar da saúde dos envolvidos. Por último, acione a Polícia, para registrar todo o ocorrido!”.

Surpreso, questionei, onde ele havia aprendido sobre o assunto, e, tão prontamente quanto antes, respondeu com orgulho, que fora na ESCOLA!

Que sensação boa tive na hora! Presenciar algo tão simples, mas ainda assim, com tamanho valor no crescimento de alguém tão próximo. Me fez refletir.

Guardada a devida importância da formação curricular ordinária, como matemática, física, química, português e todas as demais, até onde a escola tem ensinado os haveres da cidadania?

A urbanidade e o sentido de pertencer, devem ser tão, ou mais importantes que boa parte da grade currícular da educação básica, sobretudo na educação infantil!

A habilitação pra vida, não deve versar apenas quanto ao ensino das matérias preparatórias para vestibulares e concursos. A instituição de ensino que limita seus alunos com tamanha insuficiência de recursos humanos, transfere deficitariamente a civilidade tão carente nos adultos brasileiros hodiernos.

Em tempo, a indigitada escola onde meu sobrinho estuda, um dia foi a escolhida por mim, quando então, minha mãe me levou para escolher onde iria estudar disciplinas e desenvolver DISCIPLINA!

Que nossos pequenos tenham condições de possuir uma carreira sólida futuramente, mas antes disso, que sejam boas pessoas!

Publicidade