ads-geral-topo

A dificuldade da facilidade

Uma das grandes dificuldades da sociedade contemporânea está em não acreditar em nada que lhe pareça simples e fácil

2 mins de leitura

em 01 de fev de 2023, às 09h55

Foto: Pixabay

Uma das grandes dificuldades da sociedade contemporânea está em não acreditar em nada que lhe pareça simples e fácil. Tendemos a valorizar o que está distante em detrimento daquilo que está próximo.

Convido o leitor a refletir sobre o quanto a vida seria mais fácil se soubéssemos reconhecer o valor de um conselho, de uma palavra amiga ou de uma mão estendida nas horas de necessidade.

Impressiona o quanto é imperioso na sociedade moderna o velho ditado: “santo de casa não faz milagre”.  Seria isso uma verdade eterna ou um preconceito enraizado?

Pode ser que o segredo de viver bem esteja ancorado na percepção de valores.  Talvez tenhamos que descobrir o valor do real e não do ideal, talvez tenhamos que valorizar quem está perto e não quem está longe, aquilo que temos e não o que não temos.

Muitas vezes, não conseguimos reconhecer o óbvio, mas tentamos imaginar o inimaginável; não olhamos para a beleza de uma lua cheia, mas desejamos enxergar Marte; desprezamos as vitórias do nosso irmão, entretanto,  vibramos com as vitórias dos nossos ídolos; não percebemos o crescimento dos nossos filhos, em contrapartida sabemos o crescimento da bolsa de valores; não compreendemos  nossa esposa(o), mas entendemos tudo sobre  o nosso time do coração; não reconhecemos nossas atitudes, mas julgamos a dos outros; mal conhecemos a nós mesmos, no entanto, somos mestres em conhecer os outros.

Assim segue a vida conturbadamente normal. Seguimos culpabilizando os fatos por nossas decepções sem percebermos que a facilidade mora ao lado. Cabe a nós valorizarmos as coisas e as pessoas a nossa volta e entendermos que o dia de ser feliz com as pessoas é hoje, a hora de ser feliz consigo mesmo é agora.

Peço ao nobre leitor que pense sobre esse importante tema da vida diária. Valorizar o próximo é igual ser valorizado. “Lembre-se, o seu merecimento é medido na mesma medida da sua doação”.

Moral: “A Filosofia é o uso do saber em proveito do homem.” (Platão, Eutidemo-384 a.c).

Fernando Rangel Pereira é farmacêutico e psicólogo com foco em Neuropsicologia Clínica.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape