Cidades

Socol de Venda Nova do Imigrante recebe selo de indicação geográfica

COMPARTILHE
Foto: Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem
577

Venda Nova do Imigrante pode comemorar mais uma vitória de valorização do agroturismo. Depois de quase quatro anos, foi concedida a indicação geográfica (IG) ao Socol, embutido de lombo suíno tipicamente preparado e comercializado por imigrantes italianos do município. A concessão foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) nesta terça-feira (12). Agora, produtores vendanovenses da iguaria, e somente eles, podem estampar a marca de procedência de Venda Nova no produto.

Alegria marca abertura da II Paralimpíadas de Itapemirim

Na manhã desta quinta-feira (16), no Ginásio Waldir Alves, foi dada a largada para...

Feira do Empreendedor de Alegre terá participação de agricultores familiares

Será realizada nesta sexta (17) e sábado (18), a terceira edição da Feira do...

Feira vai ajudar adolescentes de Cachoeiro e Castelo a escolher profissão

Uma pergunta recorrente entre os jovens que estão no ensino médio é “que profissão devo...

No exame do pedido de registro, feito pela Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), os relatores registram a longa caminhada realizada desde julho de 2014 até a publicação da concessão. “Verificou-se que que o pedido apresenta os elementos que comprovam ter o nome geográfico ‘Venda Nova do Imigrante’ se tornado conhecido como centro de produção de socol”, concluíram os examinadores.

Conforme a publicação, a área compreendida pela indicação geográfica é composta por Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência. A delimitação da área ocorreu por serem esses o locais que, conforme esclarece o Inpi, concentram descendentes de italianos que historicamente fabricam e comercializam o produto. A conclusão do Instituto é baseada nos dados informados no pedido de registro.

Continua depois da publicidade

O que é a indicação geográfica?

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. (Fonte: Inpi)

Foto: Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem

Publicidade