A Assembleia Legislativa do Espírito Santo vai homenagear, com a Comenda Ordem do Mérito Domingos Martins, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça, Sebastião Reis Júnior, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Richard Kim Pae.
A iniciativa é do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) e será realizada, na próxima quinta-feira (23), em comemoração aos 91 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES). O evento ocorrerá, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.
As resoluções da Mesa Diretora concedendo as honrarias foram publicadas no Diário do Legislativo desta quinta-feira (16). O ministro Luiz Fux receberá a Ordem do Mérito Domingos Martins no grau de “Grã-Cruz” (Resolução 8.623), o ministro Sebastião Reis Júnior receberá a comenda no grau de “Grande Oficial” (Resolução 8.624) e o conselheiro Richard Kim Pae também no grau “Grande Oficial” (Resolução 8.625).
Foram publicadas também as resoluções com a relação dos 30 nomes que receberão a “Comenda Juiz Alexandre Martins de Castro Filho” na véspera de se completarem 20 anos do assassinato do magistrado, ocorrido dia 24 de março de 2003, próximo a uma academia de ginástica em Itapoã, durante uma suposta tentativa de assalto. A Polícia concluiu que foi crime de mando e nove pessoas foram denunciada. Apenas uma, tida como mandante, ainda não foi julgada.
Pai homenageado
Entre os homenageados com a “Comenda Juiz Alexandre Martins de Castro Filho” está o pai do juiz Alexandre, o coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, advogado e professor universitário Alexandre Martins de Castro, que ficou sensibilizado pelo convite feito pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).
Além dos 30 laureados com a comenda, outras 32 pessoas receberão placas de reconhecimento pela sua contribuição para o Estado Democrático de Direito, ofertadas pela própria OAB-ES e pelo parlamentar idealizador da sessão solene.
Conheça todos os 30 homenageados pela Assembleia Legislativa com a Comenda “Juiz Alexandre Martins de Castro Filho”.