O Gabinete de Gestão de Crise de Itapemirim, criado após a Defesa Civil acionar o Sistema Comando de Operações (SCO), conforme prevê o Plano de Contingência do município, vem atuando em força-tarefa, com união das Secretarias Municipais, e realizou uma série de ações durante a última quinta-feira (26).
Embora muito serviço já havia sido realizado no dia anterior, em especial no atendimento às vítimas da chuva, nas ruas, avenidas e estradas do município, o Poder Executivo Municipal ainda tem um grande desafio pela frente.
A água transbordou na estrada que liga Garrafão a Brejo Grande, mais conhecida como aterro, e parte da pista cedeu. Por este motivo via a Defesa Civil Municipal recomenda que não seja utilizada a via.
Em alerta, a Defesa Civil está realizando um monitoramento no Rio Itapemirim, que está dois metros acima do nível normal. Vale lembrar que neste momento não é aconselhável navegação, pesca, já que que a correnteza está forte.
Os serviços com maquinários seguem nas comunidades atingidas. Além das remoções de árvores, e desobstrução das estradas, diversas equipes atuaram na recuperação de estradas para dar condições de trafegabilidade, inclusive dando condições de escoamento da produção rural.
O município continua dando suporte para as famílias atingidas. Itapemirim conta hoje com uma família desabrigada, no entanto ela foi acolhida por amigos. A Secretaria de Assistência social forneceu alimentação e todo suporte necessário no momento.
A cheia do rio é uma preocupação para a Defesa Civil. O rio Muqui e o rio Itapemirim estão cheios, e transbordando em diversos pontos. Vale destacar que o rio Muqui, que recebe água da região de Mimoso, desagua no rio Itapemirim.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, neste momento não é aconselhável navegação e pesca, a correnteza está muito forte.
Rodovia do Penedo: o local costuma ser atingido por enchentes, mas até o momento não houve necessidade de interdição. O local está sendo monitorado, e ainda possui condição de trafegabilidade.
Em caso de emergência o morador deve ligar para o telefone 153 (28) 3529-5556 ou (28) 99948-0351.