Cidades

Portal AQUINOTICIAS.COM volta ao ar após ataque brutal de hackers

Desde o dia da invasão a Arco, empresa de tecnologia responsável pelo site, trabalha para garantir a normalidade e a segurança do portal

COMPARTILHE
Aqui Notícias ataque de hackers
Foto: Reprodução
1427
Advertisement
Advertisement

Após cinco dias fora do ar por conta de um ataque brutal de hackers, o portal AQUINOTICIAS.COM retoma sua normalidade nesta terça-feira (24). A invasão, ocorrida na última quinta-feira (19), afetou praticamente todos os arquivos do site, com exceção de imagens e vídeos.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Desde o dia da invasão a Arco, empresa de tecnologia responsável pelo site, trabalha para garantir a normalidade e a segurança do portal. A direção do portal já tomou todas as providências necessárias para que o autor ou autores do ataque sejam identificados.

O diretor do Grupo Arco, Daladyer Morandi, disse que é a primeira vez que a empresa viu um ataque desse porte. “Houve uma invasão no site, um ataque de hackers. Não sabemos ainda se é um hacker só ou se são vários hackers ao mesmo tempo. Não tínhamos visto algo desse porte aqui na empresa ainda. Essa invasão afetou praticamente todos os arquivos do site, com exceção de imagens e vídeos”, explica.

Segundo ele, “não é um tipo de hackeamento de código malicioso que é colocado no site e conseguimos remover com antivírus. Temos que remover arquivo por arquivo, com código de fonte, identificar esses códigos inseridos e remover um a um manualmente. É um trabalho moroso, minucioso e extremamente técnico”, continua.

Continua depois da publicidade

A Arco realizou um pente fino em todos os arquivos do portal, para garantir o retorno. “Não tenho como afirmar de onde veio e ou quem foi, mas estamos trabalhando agora com o objetivo de trazer o site ao ar. Foi um ataque brutal. Trabalhamos com toda a segurança para garantir a integridade do site, mas ao pensarmos que a Nasa e o Pentágono foram invadidos várias vezes, seria leviano de minha parte dizer que jamais seria invadido”, completa.

O portal AQUINOTICIAS.COM acionou a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), que apura de onde partiu o ataque. “Quando soubemos do ataque, tomamos todas as medidas jurídicas necessárias para garantir nossa segurança e retornar com o site no ar. Queremos que os autores desse brutal ataque sejam identificados e punidos”, concluiu o diretor do GFC, Elias Carvalho.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.