A posse dos deputados eleitos e reeleitos só acontece no dia 1 de fevereiro, mas a corrida pela Presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) já está a todo vapor.
Pelo menos três deputados estão com nomes postos para a disputa do comando da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos na 20ª legislatura da Ales.
São eles, Vandinho Leite (PSDB), João Coser (PT) e Marcelo Santos (Podemos), todos integrantes da base de sustentação do governador Renato Casagrande (PSB).
Articulações
Reeleito para o segundo mandato, Vandinho Leite saiu na frente e aglutinou apoios importantes, que deram musculatura à sua candidatura à Presidência do Poder Legislativo.
Fontes ligadas ao processo de articulação na Ales apontam que o parlamentar desponta entre os favoritos e poderá contar, inclusive, com o apoio total da bancada do PL, composta por cinco deputados, que fazem oposição ao a atual gestão do Governo do Estado.
“A maioria fechará com Vandinho. Talvez todos. Mas não será imposição partidária”, revelou uma das fontes, que ainda justificou a “garantia de independência institucional para a Ales, equidade no relacionamento com as diferentes correntes e defesa das prerrogativas parlamentares” como condições essenciais para o apoio ao nome do parlamentar.
Correndo por fora
Apesar de sair na frente e garantir votos importantes a seu favor, Vandinho Leite, ganhou, nos últimos dias, um forte concorrente ao pleito, o deputado Marcelo Santos (Podemos), que começou a ter o nome ventilado nos bastidores do Poder.
“Quem está na frente é o Vandinho, mas o Marcelo é um bom nome e parece que está na disputa também”, afirmou outra fonte, destacando a celeridade com que as coisas mudam no processo político.
Quem também não esconde o desejo de disputar a eleição da Presidência da Ales, é o deputado João Coser (PT). Apesar de já ter iniciado as articulações em torno do seu nome, a reportagem do AQUINOTÍCIAS.COM não conseguiu mensurar como se encontra o andamento da candidatura do parlamentar nos bastidores do Poder.