Grande Vitória

Carnaval de Vitória: ensaios técnicos começam no Sambão do Povo

Os treinos são realizados sempre com duas agremiações por noite, sendo o tempo máximo de 62 minutos para as escolas do Grupo Especial

COMPARTILHE
Escola de Samba Associação Cultural Chegou o Que Faltava - Ensaio Técnico - Foto: Leonardo Silveira
21
Advertisement
Advertisement

Esquente os tamborins porque a temporada de ensaios técnicos para o carnaval de Vitória 2023 está oficialmente aberta! Os treinos são realizados sempre com duas agremiações por noite, sendo o tempo máximo de 62 minutos para as escolas do Grupo Especial enquanto as do grupo A tem 55 minutos para fazer o ensaio.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Os ensaios técnicos carregam um alto nível de importância para as agremiações do carnaval de Vitória. É nesse momento, que os dirigentes podem corrigir, arriscar, sentir a organização das alas, as coreografias, sintonia com a bateria, e, claro, a interação do público com o samba-enredo.

Na noite desta terça-feira (24), as escolas Unidos de Barreiros, do Grupo A, e Chegou o que Faltava, campeã do Grupo de Acesso e que neste ano desfila no Grupo Especial, deram início à folia.

Barreiros

A primeira noite de ensaios aconteceu embaixo de chuva, mas não faltou entusiasmo. A Unidos de Barreiros, escola vermelha e branca do bairro de São Cristóvão, campeã do Grupo B do ano passado, perdeu componentes por causa da chuva, mas manteve a garra e a alegria.

Continua depois da publicidade

Com o enredo “Sou negro, Sou raça, Sou Brasil! Eis a História de Nossos Ancestrais, os Filhos de Afra”, a escola se mostrou animada, com destaque para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Carlos Caetano e Bárbara Verçosa, que estavam super entrosados.

Para o presidente da agremiação, Jadilson Luiz Damacena, a chuva prejudicou o ensaio.
“Eu sempre me preocupei com a parte musical da escola, que é a que dá andamento para a escola. Com toda a dificuldade que está tendo, e com essa chuva, eu perdi bastante componentes. A ala de baianas, e mais umas duas alas, foram prejudicadas. A chuva caiu com força e quem ia, não foi. Mas a parte musical, a bateria, a comissão de frente, estavam em sintonia, isso é o que importou pra mim”.

Chegou o Que Faltava

Já a azul, rosa e branco de Goiabeiras, a Chegou o que Faltava veio trazendo o enredo “O tesouro que faltava”, que conta sobre as lendas de tesouros esquecidos pelo Espírito Santo e também os grandes tesouros da nossa terra. A bateria, antes mesmo de entrar na avenida, já estava chamando a atenção de todo o público do sambão. Eles entraram, literalmente, com o pé direito na avenida e a escola fez um ensaio cheio de potência e a euforia dos componentes, que estão sem desfilar no Grupo Especial há 12 anos, mostrou que estão prontos para arrasar na avenida.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Para Rafael Siqueira Cavalieri, presidente da agremiação, o ensaio técnico nada mais é que uma simulação de avenida. “Aqui a gente vai poder corrigir todos os erros, para que não sejam cometidos no sábado, dia 11 de fevereiro!, disse. Ele lembrou que a escola é a última a desfilar de sábado a desfilar e. por isso, há todo um ritual a ser realizado.

“Claro que a gente não vai trazer aqui tudo o que a gente gostaria, porque muita coisa é surpresa, mas estamos muito emocionados, principalmente porque depois de 12 anos voltamos a desfilar no Grupo Especial. Isso mexe com muita gente. Estou vendo aqui fundadores da Chegou, crianças e jovens de Goiabeiras, que vieram só pra acompanhar esse ensaio técnico e prestigiar a escola. É uma energia linda e muito genuína que mexe com todos nós”, enfatizou.

 

Programação dos ensaios técnicos

Entrada gratuita com abertura dos portões às 19h30

Quarta-feira (25)
Mocidade da Praia (Grupo A)
Andaraí (Grupo Especial)

Quinta-feira (26)
São Torquato (Grupo A)
Jucutuquara (Grupo Especial)

Segunda-feira (30)
Chega Mais (Grupo A)
Boa Vista (Grupo Especial)

Terça-feira (31)
Império de Fátima (Grupo A)
Unidos da Piedade (Grupo Especial)

Quarta-feira (01/02)
Imperatriz do Forte (Grupo A)
MUG (Grupo Especial)

Quinta-feira (02/02)
Pega no Samba (Grupo A)
Novo Império (Grupo Especial)

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.