Cidades

Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro precisa de doações

Segundo a técnica de laboratório, Adria Dario, todos os tipos sanguíneos são necessários, em especial o tipo raro O negativo

COMPARTILHE
Banco de sangue HECI
Foto: Divulgação/HECI
393
Advertisement
Advertisement

Nos primeiros meses do ano, quando as pessoas estão curtindo as férias, as doações tendem a cair e por isso, o serviço de hemoterapia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), o banco de sangue, passa por uma defasagem em seus estoques de sangue.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Segundo a técnica de laboratório, Adria Dario, todos os tipos sanguíneos são necessários, em especial o tipo raro O negativo. “Os estoques estão em estado crítico, principalmente O negativo, que, está sendo bastante solicitado”, comenta.

Ainda segundo ela, a captação de bolsa de sangue no geral tem sido muito baixa, apenas uma média de 15 bolsas por dia, sendo que, o ideal seria a doação de pelo menos 40 bolsas de sangue diariamente.

Vale ressaltar que o Banco de Sangue do HECI é responsável pela demanda do próprio hospital além de 15 hospitais do Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Adria Dario ressalta, “que cada bolsa de sangue doada é separada em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Uma doação pode salvar até quatro vidas”.

Quem pode doar?

Pessoas entre 18 e 60 anos e pesar mais do que 50 quilos. Já que tem mais de 60 anos só pode fazer a doação se já tiver histórico de doação. É importante estar alimentado e, caso seja após o almoço, aguardar no mínimo, três horas para procurar o serviço.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro em seguida, passará por triagem.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A orientação é para que, os grupos com mais de cinco doadores façam uma comunicação prévia, para que os colaboradores consigam organizar o espaço e evitar aglomerações.

Novo endereço do Banco de Sangue

O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro funciona no prédio da Unidade de Oncologia Clínica I, ao lado do Hospital, no subtérreo, no Bairro Ferroviários, em Cachoeiro.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e sábado, das 7h às 11h. Para mais informações ligue para: (28) 3526-6232.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.