Acontece neste domingo (29), a “1ª Gaymada Itinerante”, em Piúma. O evento está marcado para às 15h, no campinho de areia do Complexo “Willian Damasceno”, próximo ao portal da Ilha do Gambá. A “Gaymada” acontece exatamente no “Dia da Visibilidade Trans”.
A ação esportiva inclusiva é promovida pelo Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra + Diversidade do Sul do Espírito Santo (Fepnes), por meio do Núcleo Piúma, com apoio do Conselho Estadual LGBT+ e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.
A atividade ocorre em comemoração ao “Dia Nacional da Visibilidade Trans”. Já o desfile “Trans Fashion” foi adiado para o Carnaval. O prefeito de Piúma, Paulo Cola, se colocou à disposição para tornar o evento animado durante as festividades e disse que, além de apoiar, quer ser jurado.
Desde 2004, janeiro é o mês em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans. A data lembra o dia em que travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional reivindicar dos parlamentares políticas de equidade e pedir o lançamento da campanha nacional “Travesti e Respeito”, que acabou se tornando a primeira campanha organizada por pessoas trans com foco na promoção do respeito e da cidadania. Apesar da data exata ser no dia 29, o mês inteiro é marcado por ações com esse foco.
A comissão da diversidade destaca a importância de demarcar as datas com ações que promovam visibilidade e reflexões sobre a realidade das pessoas trans LGBTQIA+, no Espírito Santo.
“Enquanto os crimes de ódio existirem teremos o dever de lutar para desconstruí-los, acreditamos que, ocupar e debater é necessário para que possamos viver de maneira justa, inclusiva, com dignidade e igualdade”, destacou a jornalista Luciana Máximo, uma das diretoras do Fepnes, em Piúma. “Nossa Luta é todo dia, a visibilidade faz parte da programação e nós vamos fazer de Piúma, a cidade do Estado que recebe e acolhe todas as trans e todos e todes”, frisou Karla Regina.
Para se inscrever para a Gaymada acesse o link:
Com informações, Espírito Santo Notícias