Muniz Freire realiza, a partir desta quarta-feira (7) até domingo (10), o Encontro Agro. E, durante sua realização, também acontecerá o Festival Gastronômico do Caparaó que conta com aula show de culinária. Dessa vez, as aulas serão apresentadas pela chef Carol Areias, que é de Muniz Freire, e acontecerão na quinta (8), às 15 horas, e sábado (10), às 17 horas.
Na primeira aula show, a chef vai apresentar sua versão para um Involtini de Tilápia. Já no sábado, será a vez da apresentação de um dos pratos mais tradicionais de Muniz Freire e região: o Frango com Macarrão.

Nascida em Muniz Freire, de uma família de fortes tradições italianas, a chef Carol Areias tem uma trajetória profissional ligada à culinária e às artes. Ela iniciou sua trajetória na cozinha há mais de 10 anos, com massas congeladas. E, nos últimos três anos, intensificou sua formação. Hoje, Carol faz parte da Federação Italiana de Cozinha (FIC) e também é presidente da Associação Gastronômica de Muniz Freire.
Apaixonada pela gastronomia, a chef direcionou sua cozinha para a junção da beleza e do sabor do prato. “Minha atividade, hoje, atende não só a parte de delicatessen, como também assino o cardápio da Cervejaria Tim Beer e tenho um buffet completo para festas e eventos”, conta.
Aula show com pratos baseados na culinária italiana
Sobre os pratos que serão apresentados nas aulas show, Carol Areias destaca que estudiosos, como Pellegrino Artusi, descrevem uma base Italiana sólida de muitos pratos à base de carnes de caça, patos ou peixes. E o Involtini de Tilápia é uma releitura de um prato italiano. “Como presidente da Associação Gastronômica e do Agroturismo de Muniz Freire, eu procurei adequar a piscicultura local, que está começando a ganhar espaço e volume dentro do Agronegócio, e proporcionar um prato elaborado, mostrando que a tilápia é um excelente peixe comercial, com inúmeras formas de preparo e sabores”, explica.
Já o Frango com Macarrão, da segunda aula show, é uma atualização de uma receita tradicional da cidade e região, recordando que os imigrantes Italianos chegaram ao Brasil e tiveram como base de sua culinária um carboidrato simples e uma proteína de fácil feitura e baixo custo. “Tudo em uma única forma de cocção (cozimento), com um caldeirão fixado sobre uma fonte de calor”, ressalta.



Desta forma, o prato é apresentado como ítalo-brasileiro pela chef Carol Areias, onde o carboidrato é um macarrão caseiro, de fácil confecção, e a carne é a disponível no momento – normalmente um frango ou galo de terreiro. “Tudo isso feito em um mesmo recipiente, panela de ferro ou caldeirão, inicialmente, pendurada por correntes em uma base”, explica.
Ela destaca que, como relembram Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari, em “História da Alimentação”, o prato foi adaptado à realidade local pelos imigrantes. “Desta forma, alterando ingredientes e temperos, lembramos o prato da forma mais fiel à recordação familiar dos munizfreirenses que se recordam dos almoços de domingo da tradição Italiana”, conclui.
Festival Gastronômico dentro do Encontro Agro
O Festival Gastronômico do Caparaó está rodando toda a região e teve sua primeira edição no último final de semana (de 2 a 4), em São José do Calçado. O evento é uma realização do GFC Eventos, com apoio do Governo do Espírito Santo, Aderes e pela prefeitura onde está sendo realizado, como foi o caso de São José do Calçado e, agora, Muniz Freire.
Já o 2º Encontro Agro de Muniz Freire é uma realização da Prefeitura de Muniz Freire, Governo do Espírito Santo, Incaper e Sebrae. O evento contará com palestras técnicas, premiações para produtores de cafés especiais, concurso leiteiro, feiras da agroindústria, artesanato e tecnológica, além de shows com artistas da região.