Grande Vitória

VLI lança Programa Novo Trilho em Cariacica (ES)

COMPARTILHE
A partir do próximo sábado (19), a cidade de Cariacica, no Espírito Santo, passará a contar com o Programa Novo Trilho da VLI – controladora
75
Advertisement
Advertisement

A partir do próximo sábado (19), a cidade de Cariacica, no Espírito Santo, passará a contar com o Programa Novo Trilho da VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica –, criado com o objetivo de estimular atitudes mais sustentáveis, por meio da destinação adequada de resíduos sólidos. Pelo projeto, a promoção da reciclagem protege o meio ambiente, incrementa a renda de muitas famílias que reciclam e agora se transformará em materiais e serviços para a Escola Estadual Itagiba Escobar, localizada na Praça da Oficina, s/n, Bairro Sotema, em Cariacica.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O lançamento do projeto ocorrerá nesta instituição de ensino, das 9h às 12h. Será um evento lúdico, com pula-pula, pipoca, música e palestra sobre economia circular. Além disso, entre os dias 21 e 23 deste mês, cerca de 400 alunos, do 1º ao 9 º ano, participarão de oficinas de separação de resíduos e reuso destes materiais. A escola passará a ter uma máquina para descarte dos resíduos sólidos (latas de alumínio e garrafas pet). Ela terá capacidade para armazenar até 200 quilos de recicláveis e, quando esse limite for atingido, o coletor será automaticamente avisado. Em seguida, uma associação de catadores de recicláveis parceira do Novo Trilho fará o recolhimento dos resíduos.

Em Cariacica, o Novo Trilho funcionará em duas modalidades. Na primeira delas, os pais poderão abrir contas no Wastebank – Banco de Resíduos, parceiro do programa. Desta forma, ao depositar os resíduos coletados na máquina, poderão inserir o número da conta para receberem um reembolso pela reciclagem. Na segunda modalidade, a escola abrirá a conta e todos os resíduos coletados serão revertidos em produtos e serviços em prol da comunidade escolar.

A gerente de Responsabilidade Social da companhia, Maria Clara Fernandes, explica que os pais podem optar por receber o reembolso pelo descarte do resíduo ou destinar os créditos para a escola. “O Novo Trilho é um reforço dos pilares da sustentabilidade e do valor compartilhado, que são prioritários para a VLI”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.