Política Regional

Urgência em projeto de Majeski para beneficiar consumidor que encontra produto vencido à venda

COMPARTILHE
Foto: Secom/Ales
82
Advertisement
Advertisement

Está aprovado na Assembleia Legislativa Requerimento de Urgência para acelerar a tramitação do Projeto de Lei nº 17/2019, de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), que concede ao consumidor que encontrar produto vencido à venda em estabelecimentos comerciais o direito de receber gratuitamente outro item idêntico ou similar, à sua escolha, que esteja com a validade em dia.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O projeto estabelece ainda que se o fornecedor não possuir o item inicialmente escolhido dentro do prazo de validade, o consumidor poderá escolher e receber qualquer produto de igual valor que esteja exposto nas prateleiras ou até de valor superior, mas neste último caso pagando a diferença.

“O modelo de nossa proposta é tema de campanha de conscientização organizada pelo setor supermercadista e órgãos de controle e estimula na população a cultura de verificar, no ato da compra, a data de validade dos produtos. Além disso, favorece a adoção de meios alternativos para a solução de conflitos. Lembrando que colocar à venda mercadoria em condições impróprias ao consumo, como fora do prazo de validade, é crime”, destaca Majeski.

Mais dois projetos também vão tramitar em urgência

Na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (16), foram aprovados também requerimentos para tramitação em Regime de Urgência de outros dois projetos de autoria do deputado Sergio Majeski.

Continua depois da publicidade

Um deles institui as estradas-parque estaduais como uma categoria de unidade de conservação no Espírito Santo e o outro permite que os recursos financeiros repassados aos Conselhos de Escola possam ser utilizados para o pagamento de taxas, emolumentos e demais despesas cartorárias referentes ao registro e alterações estatutárias.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.