AutoAqui

Confira dicas para comprar um automóvel a distância

COMPARTILHE
Cláudio Brum é gerente de operações regionais de uma grande empresa. Morando em Florianópolis, Santa Catarina, mais de 1,6 mil quilômetros distante de Vitória, ele faz questão de comprar seus automóveis na Autovix
Cláudio Brum é gerente de operações regionais de uma grande empresa. Morando em Florianópolis, Santa Catarina, mais de 1,6 mil quilômetros distante de Vitória, ele faz questão de comprar seus automóveis na Autovix
300
Advertisement
Advertisement

Adquirir um veículo, para a maioria, é uma decisão que envolve planejamento e adequação do orçamento. Por isso, mais do que justo que a compra seja permeada por alguns cuidados para não se cair em golpes. Hoje em dia, com a internet, é possível ver uma gama de ofertas com preços, muitas vezes, abaixo do praticado no mercado.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Esse pode ser um sinal de alerta, explica João Pedro Checon, proprietário da Autovix Motors, empresa especializada na venda de carros de luxo, esportivos e superesportivos, novos e seminovos, afinal, “não existe almoço grátis”.

Um outro ponto que o consumidor deve observar é a exigência do chamado “sinal de entrada” muito alto, ou seja, um valor considerável para deixar a compra reservada. “Nossa empresa, por exemplo, se o cliente quiser dar um sinal de R$ 500, ele faz isso”, explica Checon.

Cláudio Brum é gerente de operações regionais de uma grande empresa. Morando em Florianópolis, Santa Catarina, mais de 1,6 mil quilômetros distante de Vitória, ele faz questão de comprar seus automóveis na Autovix. A construção da parceria de confiança, segundo Brum, começou com o primeiro veículo adquiro. “Eles sempre cumpriram o que foi acordado. É uma empresa de confiança, idônea”.

Continua depois da publicidade

Antes de fazer a primeira compra, o gerente diz que fez uma pesquisa na internet sobre a empresa e conversou com os proprietários por telefone. “Eles me passaram muita seriedade. Então, comprei o primeiro carro, eles me passaram todas as características do veículo e, quando ele chegou, era exatamente o que tinha sido falado e prometido. A partir daí começamos uma relação de confiança. Com o passar do tempo, conheci a empresa e já fizemos vários negócios”, conta.

Confira mais dicas para não cair em golpe na hora da compra do carro dos sonhos:

1. Procure efetuar a compra em uma loja de procedência, com algum tempo de mercado.
2. Fuja dos preços muito abaixo dos praticados no mercado.
3. Pesquise bastante sobre a empresa. Jogue o nome na internet, veja se há reclamações que pesem contra ela. Há sites, como o Reclame Aqui, que trazem muitas experiências dos consumidores e são bons termômetros sobre a responsabilidade da empresa com seus clientes.
4. Não pague o carro todo à distância. Dê um sinal, de preferência de um valor baixo. Se a empresa cobrar um valor muito alto de sinal, é hora de ligar o alerta.
5. Peça um laudo cautelar do carro. É um documento bastante importante que comprova a autenticidade do veículo.
6. Peça a loja para enviar-lhe o contrato social e CNPJ, para que você faça uma busca mais aprofundada da empresa e evitar golpes.

Advertisement
Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.