Cidades

Meio Ambiente de Guaçuí realiza expedição na zona rural no Dia do Rio

COMPARTILHE
E, para comemorar a data, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí realizou uma expedição, na manhã do mesmo dia
Fotos Semmam
42
Advertisement
Advertisement

Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, é celebrado o Dia do Rio. E, para comemorar a data, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí realizou uma expedição, na manhã do mesmo dia, percorrendo a área da Fazenda Mato Dentro, no distrito de São Tiago. No local, foram registrados fotos e vídeos sobre o que foi encontrado. O material produzido será utilizado no trabalho de educação ambiental junto às escolas do município.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Durante a expedição, a equipe da Semmam identificou três nascentes que são afluentes do Rio Veado, além de um pé de jequitibá-rosa e um cedro, no interior da mata. O jequitibá-rosa encontrado mede, aproximadamente, 30 metros de altura e cerca de cinco pessoas de braços abertos seriam necessárias para completar a circunferência da árvore.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, coloca que o acesso ao local, aonde o jequitibá foi achado, não é fácil. Contudo, a satisfação de encontrá-lo, no interior da mata fechada, foi muito grande. “Três importantes e preservadas nascentes e um pé de jequitibá de grande porte coroaram todo o esforço da equipe em uma data importante”, afirma.

Expedição encontrou área bastante preservada

Continua depois da publicidade

Martins destaca que as espécies encontradas, principalmente o jequitibá-rosa, demonstram o quanto a área está preservada, o que ajuda na preservação das nascentes. “Os rios são de grande importância para a vida, nos mais variados ecossistemas e, além disso, têm grande importância cultural, social, econômica e histórica”, afirma.

E, para comemorar a data, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí realizou uma expedição, na manhã do mesmo dia

Ele ressalta que o Dia do Rio é uma data que serve para refletir sobre a qualidade dos recursos hídricos e a importância de preservação para as futuras gerações. “O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, quando o assunto são seus rios, possuindo 12% de toda a água dos rios do planeta que são aproveitadas para agricultura, pecuária, usos industriais, abastecimento público, geração de energia, lazer, dentre outros”, conclui.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Advertisement