Política Regional

Governador recebe atletas e equipes medalhistas em competições nacionais e internacionais

COMPARTILHE
Foto: Hélio Filho/Secom
36
Advertisement
Advertisement

O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, na tarde desta terça-feira (22), diversos atletas e equipes capixabas que conquistaram resultados expressivos em competições esportivas durante o mês de novembro. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou também com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A agenda teve como objetivo homenagear os esportistas que medalharam em torneios nacionais e internacionais e estão inseridos nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), como o Bolsa Atleta e o Compete Esportivo.

“Parabéns pelas vitórias conquistadas! É uma alegria receber todos vocês e mostrar o quanto estamos orgulhosos pelos resultados alcançados. Vocês levam a bandeira e o nome do Espírito Santo para dentro e fora do País. Estamos muito animados com o esporte. Trabalhamos o setor sob a ótica do esporte de alto rendimento e também do esporte amador, que é aquele do nosso dia a dia, daqueles que não são profissionais, mas utilizam o esporte como forma de melhorar nossa vida, integrando as pessoas e as comunidades”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que, além dos programas de incentivos aos atletas, o Governo do Estado também realiza investimentos fortes na infraestrutura esportiva. “Já inauguramos e estamos construindo diversos equipamentos ao longo de todo Estado, como Campos Bom de Bola, novas quadras cobertas e implantando espaços esportivos em nossas escolas”, completou.

Continua depois da publicidade

Entre os presentes no encontro estavam Davi Camponez, campeão mundial de jiu jitsu em Abu Dhabi; Rafael Lima e Stallony Maycon, que medalharam no Campeonato Sul-Americano de Kung Fu, na Argentina; e Denis da Silva, Edson Venturatto e Genivan Porto, campeões pan-americano de kickboxing, em campeonato realizado em Cascavel, no Paraná.

Outro que participou do encontro foi André Stein, que venceu a atual temporada do Circuito Nacional e se sagrou tetracampeão brasileiro de vôlei de praia. Os últimos três títulos do capixaba foram conquistados ao lado do parceiro atual, o paraibano George, nas temporadas 2019/20, 2020/21 e 2021/22.

No Circuito Nacional de Vôlei de Praia este ano foram sete pódios: dois ouros (Campo Grande-MS e João Pessoa-PB), duas pratas (Itapema-SC e Natal-RN) e três bronzes (Brasília-DF, Fortaleza-CE e Maceió-AL).

Advertisement
Continua depois da publicidade

Além deles, duas equipes de Vila Velha que representam o Estado em esportes coletivos também participaram do encontro. Medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), principal competição esportiva nacional para estudantes entre 12 e 14 anos, os alunos da escola Irmã Feliciana Garcia estiveram no Palácio Anchieta com o técnico campeão Alex Sandro de Souza.

O outro time no encontro com o governador foi o Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), que conquistou medalha de prata na categoria Sub-17, no Torneio Internacional de Basquete Peñarol, realizado em Mar del Plata, na Argentina. O Torneio contou com a participação de mais de 30 equipes de países, como Argentina, Uruguai e Chile.

Programas

A maioria dos atletas e equipes presentes no encontro foi para as competições com passagens compradas pela Sesport, por meio do programa Compete Esportivo, que concede passagens aéreas para que os atletas e paratletas possam participar de competições nacionais e internacionais.

Além disso, os medalhistas também estão entre os habilitados no resultado preliminar do Bolsa Atleta, programa que tem como objetivo principal beneficiar atletas e paratletas de alto rendimento, com o auxílio financeiro mensal e que deve ser utilizado para manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva.

Advertisement