Saúde e Bem-Estar

No Dia do Idoso, saiba quais cuidados são primordiais para envelhecer com saúde

COMPARTILHE
80
Advertisement
Advertisement

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, data criada para sensibilizar a sociedade em favor de ações de proteção a essa parcela da população, que só aumenta com o avanço do envelhecimento em todo o mundo. No Brasil, as pessoas com mais de 60 anos já ultrapassam a marca de 30 milhões. O mês do idoso é um convite para reflexão e adoção de medidas de proteção, e em especial, observando cuidados à saúde, que requer mais atenção com o passar dos anos.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A médica geriatra e professora do curso de Medicina da Unic, Tayanne Buogo, afirma que envelhecimento saudável está fortemente relacionado também a qualidade de vida. “O envelhecimento saudável envolve o reconhecimento das mudanças do corpo e das perspectivas na vida, a realização de atividades diárias é essencial para manter a saúde mental”, afirma.

Entre os hábitos saudáveis, a especialista destaca o valor da alimentação equilibrada, atividade física, estimulação mental e acompanhamento. “Estimular a mente com a execução de tarefas demanda atuação cerebral, o que ajuda na continuidade de ações mesmo num período da vida em que o corpo da indícios de mudanças. Além, claro, de acompanhamento por um geriatra de confiança, o que faz toda diferença quando pensamos em envelhecimento saudável”, completa.

O cuidado da família, incluindo a garantia de proteção, acesso à saúde e dignidade, é obrigação legal previsto no Estatuto do Idoso. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, é no ambiente familiar que ocorrem as maiores violações, como os casos de violência doméstica, que resultam em quedas, enfermidades, demência, internações prolongadas e abandono.

Continua depois da publicidade

Saúde

Existem políticas públicas de assistência e promoção de saúde da pessoa idosa. Na Caderneta de Saúde, que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde gratuitamente, é possível acompanhar as necessidades de atenção primária e condições gerais de saúde dos idosos. O documento apresenta informações sobre armazenamento de medicamentos, alimentação saudável, atividade física, prevenção de quedas, sexualidade, além de cuidados essenciais nesta fase da vida.

 

Advertisement
Continua depois da publicidade

Confira algumas ações listadas pela especialista no cuidado da pessoa idosa:

– Acompanhamento permanente com equipe multidisciplinar;

– Alimentação equilibrada e de preferência prescrita por nutricionista;

– Prática de atividade física com supervisão de profissional especializado;

– Manter-se ativo com atividades para estímulo mental;

– Atenção aos itens de decoração na casa: tapetes devem ser retirados para evitar quedas;

– Nos banheiros, instalar barras laterais para apoio e prefira pisos antiderrapantes;

– Observar a cama e o colchão, para que estejam de acordo com a altura do idoso, além da qualidade e durabilidade dos materiais;

– Interruptores de luzes devem ser acessíveis; instalação de abajures ajuda para que não se locomovam no escuro;

– Os móveis devem ser instalados de forma que não atrapalhem o livre circular.

 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

 

 

 

Advertisement