Política Nacional

TRE-RJ tenta validar durante eleição dados biométricos para cadastro eleitoral

COMPARTILHE
14
Advertisement
Advertisement
Advertisement

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) conduz uma validação de dados biométricos de parte dos eleitores que comparecerem às urnas neste domingo, 2. Não é necessário ter o cadastro de biometria para votar nestas eleições, mas o tribunal quer aproveitar a ida dos cidadãos às urnas para incorporar ao cadastro eleitoral informações de biometria já coletadas por outros serviços oficiais de identificação, como o Detran.

Continua depois da publicidade

“A ideia é que todos os dados validados sejam incorporados a seguir no cadastro eleitoral”, disse o juiz auxiliar da Vice-presidência e Corregedoria do TRE-RJ, Rudi Baldi.

A validação pode aumentar um pouco o tempo de mobilização do eleitor na seção de votação, por isso o TRE já esperava filas um pouco mais longas. No entanto, o tribunal calculou um tempo médio de 10 segundos para o procedimento, que inclui até quatro tentativas de validação dos dados biométricos por pessoa.

“Na verdade essa é uma providência nacional. Ela alcança todos os estados, todos os municípios”, explicou Baldi.

Continua depois da publicidade

No estado do Rio de Janeiro, o objetivo é validar cerca de 1,8 milhão de digitais de eleitores.

Quem não tiver já coletado nem validado os dados biométricos durante a eleição, terá oportunidade de fazê-lo junto à Justiça Eleitoral depois de encerrado o pleito deste ano.

Daniela Amorim
Estadao Conteudo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Advertisement