Geral

Tumor de 46 kg é retirado de mulher em cirurgia de emergência em Itaperuna, no Rio de Janeiro

COMPARTILHE
2083
Advertisement
Advertisement

Uma equipe médica de Itaperuna, no noroeste fluminense, retirou um tumor de cerca de 46 kg de uma paciente na última quarta-feira (31). Segundo o cirurgião responsável, a mulher vivia com o tumor há 5 anos. As informações são do site Metrópoles.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O cirurgião Glaucio Boechat informou que a paciente tem 45 anos, pouco mais de 1,5m de altura e pesava 150kg, conforme relato da família da mulher. Ela deu entrada na unidade de saúde com falta de ar devido a tumoração e foi encaminhada para uma cirurgia de urgência.

O procedimento durou em torno de duas horas e foi realizado no Hospital São José do Avaí, junto a residentes, instrumentadores, anestesistas e auxiliares de enfermagem. O material retirado foi encaminhado para biópsia, que pode levar de 15 a 20 dias para ficar pronta.

Segundo o cirurgião, como não fez previamente consultas com a paciente, não é possível determinar antes do laudo o local onde o tumor começou. No entanto, a equipe médica suspeita que tenha sido no útero.

Continua depois da publicidade

Após a cirurgia, a mulher foi encaminhada ao CTI da unidade e está lúcida e estável. De acordo com o cirurgião, ela já respira sem ajuda de aparelhos e tem se comunicado bem. “Os próximos passos agora vão ser vistos com o laudo da biópsia. Não sabemos o tipo de tumor ainda, se é benigno ou maligno. É esse exame que vai definir se ela terá ou não que fazer radioterapia e outros tratamentos”, afirmou o médico.

Advertisement