Economia

Torneio de Educação Financeira vai premiar 300 estudantes e 75 professores em todo Brasil

COMPARTILHE
68
Advertisement
Advertisement

O Instituto XP, em parceria com a Associação Cactus e a Barkus, lança a segunda edição do Torneio de Educação Financeira com premiação para professores e alunos. O concurso tem o objetivo de desenvolver a cidadania financeira por meio de atividades dinâmicas sobre situações cotidianas. Todo o torneio se dará por meio digital, via WhatsApp, com atividades de áudio, texto e vídeo em uma trilha de conteúdo alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Podem participar professores e estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 5 de outubro, por meio do site torneiodeeducacaofinanceira.com

Advertisement
Continua depois da publicidade

No ano passado, o concurso contou com a participação de mais de 1.500 professores e cerca de 17 mil alunos. Para este ano, a expectativa é ampliar os números e desenvolver competências sobre educação financeira para 50 mil jovens. O torneio acontecerá via WhatsApp, por meio da inteligência artificial da Barkus, a Iara, uma robozinha que irá formar e desafiar os estudantes para que se tornem embaixadores de educação financeira em suas comunidades.

Gabriela Torquato, head de Estratégia e Operações do Instituto XP, destaca que a iniciativa pode ser um apoio para os professores que querem levar a educação financeira para a sala de aula e desenvolver competências socioemocionais alinhadas à BNCC.

“Os desafios do torneio desenvolvem competências socioemocionais, indo muito além de finanças pessoais, é sobre o desenvolvimento de aptidões para a cidadania financeira, a exemplo da visão crítica e de longo prazo, planejamento, análise de contextos, riscos e projeto de vida. São conteúdos didáticos que dialogam com desafios que podem ser facilmente explorados nas aulas nas escolas, e em diferentes disciplinas como Matemática, Geografia, História, Educação Física, entre outras. Por estarem alinhadas à BNCC e à matriz de competências da OCDE, são capazes de beneficiar indicadores relevantes de educação, como o PISA”, destaca.

Continua depois da publicidade

O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em que são avaliados os conhecimentos e as habilidades de estudantes, na faixa dos 15 anos de idade, em comparação com os de outros países. Na última avaliação, em 2018, o Brasil se posicionou no 57º lugar entre os 77 países e regiões com notas disponíveis em leitura, na 70ª posição em matemática e na 64ª posição em ciências, em um ranking com 78 países, por exemplo.
“A educação financeira é um dos pilares de uma boa educação que promova a cidadania e o empoderamento: queremos incentivar desde a infância uma relação positiva e de consciência com suas finanças para que as pessoas tenham mais ferramentas para alcançarem maior saúde financeira, escolherem a vida que querem para si e realizarem seus sonhos”, acrescenta Gabriela.

O estudante Vitor Cardoso, de 18 anos, morador da zona rural de Simão Dias (SE), foi um dos seis melhores alunos da regional nordeste em 2021. Para ele, o torneio o ajudou a ampliar horizontes. “O concurso abriu minha mente sobre como lidar com o dinheiro, como movimentá-lo e usá-lo a meu favor”, avalia. Seu avô, Crispiniano dos Santos, concorda e reforça a importância da educação. “Eu prefiro que ele estude ao invés de trabalhar. Meu sonho é que ele faça uma faculdade”, diz.

“O torneio vai ser mais uma oportunidade de despertar o protagonismo dos jovens em sua jornada de educação. A competição é algo que os incentiva a buscar mais conhecimento e gera referências a outros estudantes, que veem os premiados e se inspiram neles. É este o modelo que acreditamos aqui na Cactus e vemos funcionando em nossas demais competições”, explica a Diretora de Produtos do Ensino Médio da edtech, Ana Carolina Rozenberg.

Advertisement

Premiação

Continua depois da publicidade

Serão 375 premiados, segundo ranking de classificação. Isto é, 300 estudantes distribuídos em todas as regiões do Brasil e os 75 professores destaques de cada região do país serão premiados com Kindles, vale compras de R$100,00, cursos de educação financeira e muito mais.

Inscrições

Para se inscrever, secretarias de educação, professores e estudantes devem acessar torneiodeeducacaofinanceira.com, ter acesso a um dispositivo que tenha o aplicativo WhatsApp, e seguir o passo a passo as indicações do site.

Serviço

Inscrições: até 05 de outubro de 2022
Período de atividade: 10 de outubro a 13 de novembro de 2022
Cerimônia de premiação: dezembro de 2022

 

Advertisement