Política Regional

Indústria apresenta 90 propostas para candidatos ao Executivo e Legislativo do ES

COMPARTILHE
43
Advertisement
Advertisement

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lançou nesta semana a Agenda da Indústria, documento que reúne as propostas do setor para os candidatos aos Poderes Legislativo e Executivo estadual que vão disputar as eleições deste ano.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O material – construído de forma coletiva e organizado pelo Observatório da Indústria – envolveu todos os atores industriais presentes na Findes, por meio dos conselhos, câmaras, sindicatos, fóruns e grupos de trabalho. Ele apresenta 90 propostas divididas em cinco temáticas: infraestrutura, financiamento, tributação, inovação e ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução da sigla em inglês).

Segundo a presidente da Federação, Cris Samorini, o objetivo é mostrar diagnósticos e gargalos históricos, assim como apresentar soluções e potencialidades para que problemas que hoje minam o bom ambiente de negócios e a competitividade das empresas sejam superados.

“Acreditamos que o diálogo aberto e transparente, baseado na colaboração entre o setor produtivo e o setor público, promove um ambiente para decisões assertivas, que favorecem o crescimento econômico do Estado e do país. Queremos apresentar de forma clara os interesses do setor industrial de modo que juntos possamos fortalecer o caminho de desenvolvimento econômico e social em curso no Espírito Santo.”

Continua depois da publicidade

A gerente-executiva do Observatório da Indústria, Marília Silva, explica que a primeira parte da Agenda aborda o cenário econômico. Na sequência, o documento traz sua pauta prioritária, que seleciona os assuntos considerados de maior importância para ampliar a competitividade do Estado.

Entre os 17 pontos escolhidos, em meio aos 90, estão: investimentos nas ferrovias FCA e EF-118, concessão da BR-262, criação de uma agência de atração de negócios para o Estado, aprovação da PEC 110/2019, maior eficiência nos processos de licenciamento ambiental e a recriação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“A terceira parte do material lista as temáticas e suas respectivas propostas, organizadas de forma simples e visual. Cada sugestão apresenta um breve contexto. Por fim, é disponibilizado um quadro-resumo da Agenda, com todas as propostas identificadas pelo tema”, esclarece Marília.

Advertisement

Candidatos ao governo recebem Agenda durante evento

Continua depois da publicidade

A Agenda da Indústria foi entregue aos candidatos ao governo do Estado que participaram na última segunda-feira (29) do evento Diálogo com o Setor Produtivo, organizado pelo Fórum das Entidades e Federações (FEF), do qual a Findes faz parte.

Os demais candidatos ao Executivo e Legislativo capixaba também vão receber o documento. Além disso, o material completo está disponível no site da Findes e pode ser acessado por meio do link https://findes.com.br/agenda-da-industria-capixaba/.

A presidente da Federação, Cris Samorini, reforça que a Agenda da Indústria é uma forma de o setor industrial se posicionar junto aos candidatos das Eleições 2022 de forma técnica e com uma agenda programática estruturada.

“Consideramos ser fundamental que os candidatos se comprometam com as pautas trazidas nesta Agenda. Eles terão a responsabilidade de direcionar esforços e desenvolver políticas que contribuam para atrair mais negócios para o Estado, para melhorar a logística capixaba, para desburocratizar processos, para garantir mais segurança jurídica, para estimular a inovação, para fortalecer a educação, para gerar mais oportunidades e empregos. Uma política industrial robusta é o que vai nos levar a um novo patamar de desenvolvimento socioeconômico”.

Advertisement