Cidades

Grupo de voluntários da Unimed Sul Capixaba faz doação de sangue para lembrar o Dia Nacional do Voluntário

COMPARTILHE
92
Advertisement
Advertisement

O grupo de Voluntários Unimed (VOU) realizou uma ação para comemorar o Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto. O VOU organizou um mutirão de doação de sangue no posto de coleta do Hospital Santa Casa, com a participação de 13 voluntários.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Atualmente, o VOU conta com 26 voluntários que realizam um cronograma de ações bimestrais. No seu primeiro ano de atuação, em 2021, o VOU dedicou 141 horas de trabalho voluntário. Vale lembrar que, em boa parte de 2021, o isolamento por conta da pandemia era necessário. Em 2022 já são 403 horas de serviços prestados à comunidade.

Líder do grupo, o colaborador Osmar Ferreira conta que as ações começaram de forma espontânea em 2020, durante as enchentes no município de Iconha. A Unimed Sul Capixaba arrecadou suprimentos e deu suporte de transporte e alimentação para 10 colaboradores irem até a cidade ajudar os moradores atingidos pelas fortes chuvas.

“Depois disso, começamos a fazer outras ações com apoio da cooperativa e nos estruturamos melhor. A pandemia interrompeu por um período o trabalho mas, este ano, voltamos com nosso cronograma e já realizamos diversas campanhas, como doação de agasalhos e atendimentos de saúde gratuitos”, conta.

Continua depois da publicidade

Para Osmar, voluntariado significa compromisso e doação. “O voluntário, muitas vezes, abdica do seu descanso ou do seu momento com a família para ajudar outras pessoas. O fato de trabalharmos em uma cooperativa que já traz a essência da solidariedade facilita nosso trabalho, pois temos o apoio necessário dos gestores para dar sustentabilidade às ações”, conclui.

Advertisement