Política Regional

Casagrande dispara entre mulheres e jovens; diferença para Manato é menor entre evangélicos

COMPARTILHE
Em uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (17), o candidato à reeleição ao Governo do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-40), conversou
652
Advertisement
Advertisement

A intenção de votos de homens e mulheres capixabas traz algumas diferenças. Eles votam mais no candidato à reeleição pelo PSB, Renato Casagrande (41,65% dos votos), mas na segunda colocação está o candidato do PL, Carlos Manato (21,34%). Há, ainda, 10,84% de indecisos, percentual que ocupa o terceiro lugar na classificação. A diferença entre o primeiro e o segundo lugar é de 20,3%.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Elas também apostam mais no atual governador (39,47%). No entanto, há ainda muita indecisão (17,08%). O terceiro mais citado é Guerino Zanon (13,99%), do PSD. Já Manato, que está em segundo lugar entre os homens, ocupa a quarta posição – considerando as indecisas – quando se trata das mulheres: 12,67%.  A diferença entre o primeiro e o terceiro lugar é de 25,48%.

Entre os evangélicos, Casagrande permanece na dianteira, com 33,47% das intenções de voto, seguido de Carlos Manato, com 23,79%. A diferença entre os dois é de 9,6%. 

Jovens e idosos

No público jovem, entre 16 e 24 anos, Casagrande (45,08%) abre vantagem de 31,61% em relação a Manato (13,47%). No entanto, chama a atenção a quantidade de eleitores nessa faixa etária que ainda não decidiram em quem votar: 18,65%. 

Continua depois da publicidade

Entre os idosos, o percentual de indecisos baixa para 10,62%. Casagrande permanece na frente, com 45,62% das intenções e Manato fica na segunda colocação, com 18,75%.

Especificações técnicas

A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes, com o custo de R$ 25.000,00. O estatístico responsável e Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 26 de setembro de 2022.

Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 cidades de Norte a Sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; o intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% pontos percentuais para mais ou para menos.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Os veículos de comunicação partícipes são: Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).

Da mesma forma, a pesquisa será publicada nos seguintes portais de notícias: AQUINOTICIAS.COM (Cachoeiro de Itapemirim), portal A Notícia (Iúna), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).

Advertisement